Após quase dois anos, Pavón voltará a disputar uma partida na Copa Libertadores. O atacante de 27 anos cumpriu a pena de seis jogos após confusão em jogo contra o próprio Atlético e estará à disposição de Eduardo Coudet para o duelo contra o Alianza Lima-PER, na quarta-feira, às 21h30, no Independência.
A pena de Pavón foi imposta por causa da participação do atleta na confusão generalizada que ocorreu no confronto entre Galo e Boca Juniors, no Mineirão, nas oitavas de final da edição de 2021 do torneio, disputada em julho daquele ano.
Jogador do time argentino na ocasião, Pavón foi flagrado pelas câmeras atirando um dos bebedouros da zona mista do estádio em direção aos seguranças.
O caso teve grande repercussão. A delegação xeneize, que tentou invadir o vestiário do Atlético após a eliminação, passou a noite em uma delegacia de Belo Horizonte. O atacante Villa também recebeu seis jogos de suspensão na Libertadores.
Contratado pelo clube mineiro quase um ano depois, em 3 de julho de 2022, Pavón não foi inscrito na Libertadores daquele ano e por isso cumpriu os seis jogos de punição apenas nesta temporada.
Pavón busca encerrar jejum
Pavón já disputou a Libertadores em cinco oportunidades, todas pelo Boca Juniors. Em 2018, foi vice-campeão do torneio junto ao time argentino, mas tenta encerrar uma marca negativa que teve início naquele ano.
Desde a partida de volta das quartas de final daquela edição, o atacante não balançou as redes. Curiosamente, a última 'vítima' foi o atual rival, o Cruzeiro, em jogo que terminou empatado por 1 a 1 na La Bombonera e classificação do time xeneize.
Desde então, Pavón entrou em campo em 15 oportunidades no torneio, mas não marcou nenhum gol. A volta do jogador ocorre em momento importante para o Atlético, que não terá Paulinho contra o Alianza Lima. O atacante está suspenso para o duelo.
Possível substituto, o argentino busca o terceiro gol com a camisa alvinegra. Desde o ano passado, são 30 jogos disputados e uma assistência.
Números do Pavón na Libertadores:
- 2021: 7 jogos, sem gols
- 2019: 4 jogos, sem gols
- 2018: 14 jogos, três gols
- 2016: 7 jogos, dois gols
- 2015: 1 jogo, sem gols