O Atlético estreou com derrota no Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado (15), o Galo recebeu o Vasco no Mineirão, em Belo Horizonte, e acabou derrotado por 2 a 1. Apesar da forte pressão, os mineiros não conseguiram superar a retranca cruz-maltina e a boa atuação do goleiro Léo Jardim.
Andrey Santos e Gabriel Pec, aos 4 e 9 minutos do primeiro tempo, marcaram os gols da vitória do Vasco. Maurício Lemos, aos 49 da primeira etapa, descontou para o Atlético.
O Atlético volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo (23/4), contra o Santos, às 16h, na Vila Belmiro. Antes, o Galo tem compromisso diante do Athletico-PR pela Copa Libertadores. O confronto será nesta terça-feira (18/4), às 21h, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela segunda rodada do Grupo G do torneio sul-americano.
Já o Vasco enfrenta o Palmeiras na rodada seguinte da Série A, também no domingo, às 16h, no Alliaz Parque, em São Paulo.
Já o Vasco enfrenta o Palmeiras na rodada seguinte da Série A, também no domingo, às 16h, no Alliaz Parque, em São Paulo.
O jogo
O Vasco abriu o placar logo aos quatro minutos de jogo. Em cobrança de falta na ponta direita, Gabriel Pec cruzou com muito veneno em direção à segunda trave, e Andrei desviou de cabeça: 1 a 0. O time visitante aproveitou a instabilidade do Atlético e ampliou a vantagem aos nove minutos. Após corte errado da defesa atleticana, Lucas Piton pegou o rebote na esquerda e bateu cruzado. Gabriel Pec, no meio da grande área, desviou de chapa e mandou no canto esquerdo de Everson: 2 a 0.
Golpeado e nervoso em campo, o Atlético teve dificuldade na criação de jogadas. O nervosismo levou o time a errar bastante na definição das jogadas. Aos 31 minutos, uma bomba de Hulk em cobrança de falta levantou a torcida. Léo Jardim, no canto esquerdo, fez ótima defesa.
Nos instantes finais da etapa, o Vasco recuou bastante para segurar o resultado e permitiu a pressão do Atlético. Aos 43 minutos, Léo Jardim fez outra grande defesa ao ficar cara a cara com Saravia, que invadiu a área após passe de Hyoran. Já nos acréscimos, Jemerson, de cabeça, obrigou o goleiro a salvar o Vasco novamente.
No entanto, aos 49 minutos, a pressão do Galo deu resultado. Maurício Lemos recebeu de Jemerson na grande área e chutou forte no canto esquerdo de Léo Jardim: 2 a 1.
O Atlético dominou amplamente o segundo tempo. O time de Eduardo Coudet se lançou ao ataque, mas esbarrou na sólida defesa vascaína. Apesar do incentivo da torcida e da forte pressão durante toda a etapa, o Galo não conseguiu criar chances claras de gol. Os cariocas seguiram firmes com o 'ferrolho' e fecharam os espaços.
Eduardo Coudet colocou Patrick, Pedrinho e Edenilson para aumentar a ofensividade do Atlético. Aos 41 minutos, Paulinho recebeu bom passe de Pedrinho, mas deixou a bola escapar na hora da finalização. Hulk, em chutes de fora da área, também ameaçou.
Nos acréscimos, Léo Jardim brilhou novamente. Hulk acertou uma bomba de primeira, e o goleiro fez outra ótima defesa, garantido o triunfo do Vasco em Belo Horizonte.
Atlético 1 x 2 Vasco
Atlético: Everson, Saravia (Mariano, aos 10 do 2ºT), Jemerson, Lemos e Rubens (Patrick, aos 27 do 2º); Otávio (Edenilson, aos 37 do 2º), Zaracho, Hyoran (Pedrinho, aos 27 do 2ºT); Pavón (Isaac, aos 37 do 2º), Hulk e Paulinho. Técnico: Eduardo Coudet.
Vasco: Léo Jardim; Puma, Robson, Léo e Piton; Rodrigo, Andrey (Barros, aos 33 do 2ºT) e Jair (Galarza, aos 39 do 2ºT); Gabriel Pec (Figueiredo, aos 34 do 2ºT, Alex Teixeira (Marlon Gomes, aos 18 do 2ªT) e Pedro Raul.
Gols: Andrey, aos 4 do 1º T; Gabriel Pec, aos 9 do 1º; Maurício Lemos, aos 49 do 1ºT
Cartões amarelos: Pavón, Saravia, Otávio, Zaracho, Hulk (Atlético); Andrey, Pedro Raul, Gabriel Pec, Robson (Vasco)
Cartão vermelho: Maurício Barbieri (Vasco)
Motivo: primeira rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 15/4/2023 (sábado)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Luanderson Lima dos Santos (BA)
Árbitro de vídeo (VAR): Daiane Muniz (SP)
Público: 34.980 pessoas
Renda: R$ 1.121.370,00