O Atlético realizou, em abril de 2021 e em maio de 2022, o "Galo Business Day". Os eventos tinham o intuito de demonstrar e detalhar os números relacionados à vida financeira do clube. A iniciativa contou, nas duas primeiras edições, com a participação de mecenas do Galo.
A ideia do Galo Business Day passa por esclarecer a realidade financeira da instituição aos torcedores, aos conselheiros e à imprensa. Nos dois primeiros anos, as transmissões tiveram, respectivamente, 43 mil e 62 mil visualizações no YouTube - números checados na tarde desta segunda-feira (10/4).
Em contato com a assessoria de comunicação do Atlético, o Superesportes ouviu que o Galo "muito provavelmente" fará a terceira edição do projeto em 2023. No entanto, ainda não há previsão de data, uma vez que o cronograma de inauguração da Arena MRV é visto como prioridade absoluta para o clube.
Tradicionalmente, a aprovação das contas da instituição pelo Conselho Deliberativo acontece entre o fim de abril e o início de maio. Desta vez, apesar disso, o Galo Business Day não deve acompanhar a apreciação do balanço financeiro de 2022.
SAF do Atlético em 2023?
O órgão colegiado do Atlético, junto ao CEO Bruno Muzzi, trabalha ativamente nas negociações para a transformação definitiva do clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
De acordo com os dados apresentados no Galo Business Day de 2021, o Atlético convivia, em maio do ano passado, com uma dívida global na casa de R$ 1,4 bilhão. Os valores atuais tendem a ter um aumento expressivo, já que, no ano passado, o clube mineiro seguiu recorrendo a empréstimos com instituições bancárias.
Diante do cenário, a cúpula do Atlético enxerga a mudança para clube-empresa como uma urgência para a reestruturação financeira da instituição - ainda que este não tenha sido o discurso adotado pela atual direção desde o início do trabalho no Galo.