O Atlético se prepara para iniciar a jornada na fase de grupos da Copa Libertadores, seguindo em busca do sonho do bicampeonato. Veja, a seguir, as prováveis escalações para o jogo contra o Libertad (Paraguai), que será realizado às 19h desta quinta-feira (6/4) no Mineirão, em Belo Horizonte.
Embalado pela vitória no jogo de ida da final do Campeonato Mineiro, diante do rival América, o Atlético não contará com seu principal destaque: o atacante Hulk, que marcou 11 gols e deu duas assistências em 13 jogos na temporada. Ele cumprirá suspensão automática por ter recebido três cartões amarelos na fase preliminar da Libertadores.
Por sua vez, o Libertad também não terá seu principal nome. O experiente e multicampeão Óscar Cardozo, que se envolveu em um acidente de carro nesta semana, não foi relacionado. Conforme antecipado pelo ge.globo, o clube paraguaio informa que a ausência de "Tacuara", como é conhecido, se deve única e exclusivamente a uma decisão técnica.
Escalação do Atlético
O Atlético tem uma ampla lista de desfalques para a estreia na Copa Libertadores. Ao todo, o técnico Eduardo Coudet não terá sete jogadores à disposição. Veja todos eles na galeria de fotos a seguir.
Alguns deles se recuperam de lesões há mais tempo, casos do zagueiro Igor Rabello, do lateral-esquerdo Guilherme Arana e do atacante Alan Kardec. Há duas semanas, o volante Allan sofreu uma fratura por estresse na coluna lombar baixa e também virou baixa.
O meia Hyoran, por sua vez, teve lesão constatada no músculo adutor da coxa no primeiro tempo do clássico contra o América, no qual fez o segundo gol da vitória do Atlético, por 3 a 2, na final do Campeonato Mineiro.
Outro que não poderá ser relacionado é o atacante argentino Pavón. Ele só terá condições de jogo na terceira rodada da fase de grupos em virtude de uma punição aplicada pela Conmebol e mantida pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).
Pavón pegou seis partidas de gancho por ter arremessado um bebedouro na zona mista do Mineirão, em 2021, no duelo entre Atlético e Boca Juniors, pelas oitavas de final da Libertadores. À época, o atleta defendia o clube xeneize.
Por fim, Hulk é mais uma ausência por suspensão - este por atingir três cartões amarelos no torneio. O camisa 7 é o destaque e artilheiro do Atlético na temporada, com 11 gols em 13 jogos.
Coudet não adiantou a formação contra o Libertad. O argentino ressaltou que prefere preservar jovens da base da pressão de um jogo de Libertadores. Por isso, o chileno Eduardo Vargas é favorito a começar ao lado de Paulinho. Pedrinho também pode ser titular.
O zagueiro Bruno Fuchs retorna de lesão e deverá ser opção no banco de reservas, assim como o recém-contratado Rodrigo Battaglia. O volante está inscrito na competição e tem condições de jogo.
Com tantos desfalques, a provável escalação do Atlético tem: Everson; Saravia, Mauricio Lemos, Jemerson e Rubens (Dodô); Otávio, Zaracho, Patrick e Pedrinho (Edenílson); Paulinho e Vargas.
Escalação do Libertad
O Libertad viaja a Belo Horizonte com uma delegação praticamente completa. A ausência mais notória é mesmo a de Óscar Cardozo, que, segundo a assessoria de imprensa do clube paraguaio, foi preservado por questões técnicas.
Sendo assim, a provável escalação do Libertad tem: Martín Silva; Iván Piris, Diego Viera, Alexander Barboza e Mati Espinoza; Lucas Sanabria, Álvaro Campuzano, Diego Gómez, Héctor Villalba e Lorenzo Melgarejo; Alfio Oviedo.
Seriam três mudanças em relação ao time que goleou o Cerro Porteño por 5 a 0, no último fim de semana, pelo Campeonato Paraguaio. As entradas de Diego Viera (zagueiro), Lorenzo Melgarejo (meia-atacante) e Alfio Oviedo (atacante).
A informação da possível formação dos paraguaios foi divulgada pelo jornalista Pablo Garcia, setorista do Libertad no grupo Tigo Sports.
Las variantes y el posible once que prepara Daniel Garnero para jugar este jueves contra Atlético Mineiro, por la CONMEBOL #Libertadores, en el informe de @Pablo90Garcia. pic.twitter.com/KkAM4HwPZY
— Tigo Sports (@TigoSportsPY) April 5, 2023