2

Rival do Galo tem ex-presidente do Paraguai e dupla artilheira na Europa

Adversário do Atlético na estreia da Libertadores, Libertad conta com ex-político famoso como dirigente e goleiro que traz boas lembranças ao alvinegro

05/04/2023 05:00
compartilhe
Rivais do Atlético, Roque Santa Cruz e Óscar Cardozo tiveram temporadas artilheiras na Europa
foto: Reprodução

Rivais do Atlético, Roque Santa Cruz e Óscar Cardozo tiveram temporadas artilheiras na Europa

 
Algumas curiosidades e 'rostos' conhecidos no futebol mundial rondam o Libertad-PAR, rival do Atlético na estreia da Copa Libertadores. A começar pelo mandatário do clube, que já foi presidente do Paraguai entre 2013 e 2018.
 
 

Horacio Cartes assumiu a presidência do Libertad em 2001 e não saiu mais. Ele é dono de aproximadamente 20 empresas, incluindo tabaco, refrigerantes, produção de carne e bancos. 

Dentro de campo, o adversário do Galo tem algumas figurar conhecidas no elenco. Os principais são os experientes atacantes Óscar Cardozo e Roque Santa Cruz. Eles têm, respectivamente, 39 e 41 anos de idade.

A dupla de paraguaios fez sucesso na Europa antes de retornar ao país de origem. Entre 2007 e 2014, Cardozo marcou 172 vezes em 293 jogos pelo Benfica, de Portugal.

Santa Cruz, por sua vez, não teve números tão expressivos, mas atuou pelo Bayern de Munique entre 1999 e 2007. Após deixar o clube alemão, teve a temporada mais artilheira da carreira na Inglaterra, onde marcou 23 gols em 46 partidas pelo Blackburn Rovers.

Outras curiosidades sobre o Libertad

 
O Libertad se classificou à Libertadores de 2023 como vencedor do Campeonato Paraguaio de 2022. Neste ano, lidera o "Apertura" com oito vitórias, um empate e uma derrota em 10 jogos. O clube já levantou a taça do torneio 22 vezes, mas nunca chegou a conquistar a Libertadores. 

Além da dupla de veteranos no ataque, o Atlético encontrará o goleiro Martín Silva, que defendeu o Olimpia-PAR na final do torneio internacional em 2013, vencido pelo Atlético na final contra o time paraguaio. 

Hoje com 40 anos, Martín Silva é titular absoluto do clube de Assunção. Nesta temporada, ele disputou nove jogos e sofreu cinco gols. O uruguaio está no Libertad desde 2019.

O Atlético receberá o Libertad na quinta-feira, às 19h, no Mineirão, pela primeira rodada do Grupo G da Libertadores. 

Compartilhe