Em 2021, o Atlético se sagrou campeão mineiro após dois empates sem gols com o América nas finais. Por ter tido melhor campanha na fase classificatória, o Galo jogava por igualdade no saldo e ficou com a taça.
A partida de volta da final foi disputada em 22 de maio, no Mineirão. O técnico Cuca mandou a campo uma formação com Everson; Guga, Igor Rabello, Junior Alonso e Guilherme Arana; Tchê Tchê, Jair e Nacho Fernández; Savarino, Keno e Hulk.
Daquele time, apenas o goleiro Everson e o atacante Hulk devem ser titulares novamente contra o América neste sábado (1/4), às 16h30, no Independência, pela duelo de ida da decisão deste ano.
O zagueiro Igor Rabello e o lateral-esquerdo Guilherme Arana também seguem no clube, mas estão em processo de recuperação de lesão. Os outros sete titulares da finalíssima de 2021 já deixaram a Cidade do Galo.
O técnico Cuca também não está mais no Atlético. Saiu do clube ao fim de 2021, retornou em 2022 e, sem o mesmo sucesso, deixou o cargo.
Para a final deste sábado, o técnico Eduardo Coudet deve mandar a campo uma formação com Everson; Saravia, Jemerson, Mauricio Lemos e Dodô; Otávio, Patrick (Edenílson) e Zaracho; Pedrinho, Paulinho e Hulk.