Há muito tempo que o Atlético conta com uma lista sempre repleta de atletas cedidos a outros clubes. Neste momento, são 21 nomes defendendo times em diversos lugares do Brasil – e do mundo. Mas, afinal, onde estão os jogadores emprestados pelo Galo? Saiba os destinos na galeria de fotos abaixo.
Alguns atletas foram cedidos recentemente, neste início de 2023. É o caso do lateral-direito Paulo Henrique, que viveu dias intensos nos primeiros meses do ano.
Em janeiro, o jogador foi contratado pelo Atlético após rescisão de contrato com o Juventude. PH fez apenas três partidas pelo Galo até ser emprestado ao Vasco, onde ainda não estreou. O vínculo com os cariocas tem opção de compra e vai até o fim de 2023.
Ainda em janeiro, o Alvinegro também acertou a cessão do atacante Fábio Gomes ao Paços de Ferreira, de Portugal, até o meio do ano (também com opção de compra). Pelo clube português, o centroavante disputou seis jogos na liga - todos saindo do banco de reservas - e ainda não marcou gols.
O desempenho que talvez desperte mais interesse por parte da torcida do Atlético é o de Alan Franco, que defende o Talleres, da Argentina. O meio-campista foi cedido ao clube "hermano" com passe fixado na casa dos R$ 12 milhões, por 75% dos direitos econômicos.
Franco, que disputou a Copa do Mundo de 2022 com o Equador, fez sete jogos pelo Talleres em 2023 - todos como titular. Diante do Central Córdoba, pelo Campeonato Argentino, o meia contribuiu com uma assistência.
Atletas emprestados no Campeonato Mineiro
No início do ano, o Atlético também cedeu três jovens a clubes do interior para a disputa do Campeonato Mineiro. São eles: os laterais-direitos Carlos Daniel e Sandro Perpétuo, além do volante Gabriel Santos.
Carlos Daniel fez sua estreia no Estadual com o Ipatinga justamente em uma derrota contra o Galo, por 1 a 0, no Vale do Aço. O jovem iniciou cinco jogos (de oito possíveis) como titular do Tigre na competição. A equipe somou nove pontos e escapou do triangular que definirá o rebaixamento ao Módulo II.
O Villa Nova, por sua vez, fez boa campanha e somou 10 pontos na primeira fase do Mineiro. Sandro Perpétuo foi utilizado em apenas dois compromissos, tendo sido titular na goleada sofrida para o Cruzeiro, por 4 a 0, no Alçapão do Bonfim, em Nova Lima.
Por fim, o nome de maior destaque cedido pelo Atlético no Estadual é, sem dúvidas, o volante Gabriel Santos. O jovem de 21 anos foi titular absoluto do Villa Nova em nove dos 10 compromissos da equipe, contribuindo com dois gols e uma assistência. O Leão disputará, diante do Tombense, a final do Troféu Inconfidência.
Emprestados em recuperação de lesão
Entre os jogadores emprestados pelo Atlético, há também os que se recuperam de lesões graves. Três deles tiveram contusões sérias no joelho, com rompimento de ligamentos.
Daniel Penha, meia-atacante cedido ao Daegu, da Coreia do Sul, está em recuperação há alguns meses. Neste período, chegou inclusive a fazer atividades na academia da Cidade do Galo, em Vespasiano.
Por outro lado, os atacantes Luiz Filipe e Echaporã não devem atuar tão cedo em 2023. O primeiro está emprestado pelo Alvinegro ao Goiás, enquanto o segundo defende as cores do Juventude.
Onde estão os jogadores emprestados pelo Atlético?
- Paulo Henrique (lateral-direito) - Vasco - até o fim da Série A de 2023
- Carlos Daniel (lateral-direito) - Ipatinga - até o fim do Campeonato Mineiro
- Sandro Perpétuo (lateral-direito) - Villa Nova - até o fim do Campeonato Mineiro
- Vitor Mendes (zagueiro) - Fluminense - até o fim da Série A de 2023
- Léo Simoni (zagueiro) - Ypiranga-RS - até o fim de 2023
- Gabriel Santos (volante) - Villa Nova - até o fim do Campeonato Mineiro
- Alan Franco (volante) - Talleres-ARG - até o meio de 2023
- Neto (volante) - Chapecoense - até o fim de 2023
- Ralph (volante) - Ypiranga-RS - até o fim de 2023
- Bruninho (meia-atacante) - Guarani - até o fim da Série B de 2023
- Daniel Penha (meia-atacante) - Daegu-COR - até julho de 2023
- Alessandro Vinícius (meia-atacante) - Joinville - até o fim do Campeonato Catarinense
- Kalani (meia-atacante) - Maringá - até junho (não retornará ao Atlético)
- Júlio César (meia-atacante) - Volta Redonda
- Matheus Araújo (atacante) - Dainava Alytus, da Lituânia - até o fim de 2023
- Guilherme Santos (atacante) - Avaí - até o fim da Série B de 2023
- Luiz Filipe (atacante) - Goiás - até o fim da Série A de 2023
- Echaporã (atacante) - Juventude - até o fim da Série B de 2023
- Felipe Felício (atacante) - Levadia, da Estônia
- Giovani Albuquerque (atacante) - Hercílio Luz - até o fim do Campeonato Catarinense
- Fábio Gomes (atacante) - Paços de Ferreira-POR - até junho