2

Everson fez pênalti? Veja opiniões de comentaristas de arbitragem

Goleiro do Atlético se envolveu em lance polêmico aos 25 minutos do segundo tempo do jogo contra o Athletic, neste sábado, pela semifinal do Campeonato Mineiro

18/03/2023 19:01 / atualizado em 18/03/2023 22:02
compartilhe
Imagem de suposto pênalti de Everson transmitida na TV Globo
foto: Reprodução/TV Globo

Imagem de suposto pênalti de Everson transmitida na TV Globo


O goleiro Everson, do Atlético, envolveu-se em um polêmico lance aos 25 minutos do segundo tempo da partida contra o Athletic, neste sábado (18/3), no Independência, pela semifinal do Campeonato Mineiro. Ao sair da meta para dar um chutão na bola, ele acertou o rosto de Nathan, da equipe de São João del-Rei, dentro da grande área. O árbitro Felipe Fernandes de Lima conferiu o replay no VAR e interpretou como jogada normal.

A comentarista de arbitragem da Globo, Janette Mara Arcanjo, concordou com a decisão de Felipe Fernandes. “Para mim tudo normal, o Everson chega primeiro, tira a bola, não tem nenhuma possibilidade de o jogador do Athletic seguir na jogada e um possível gol ser marcado. Aquilo ali para mim é acidental e do movimento”.



Já Márcio Rezende de Freitas, comentarista de arbitragem da Rádio Itatiaia, entendeu que a penalidade máxima deveria ter sido marcada para o Athletic. “O Everson é imprudente, a palavra correta é essa. Sem querer também é falta (...). Acerta o rosto dele sim. Para mim houve o pênalti do Everson sim”.

Carlos Eugênio Simon, analista da ESPN, teve a mesma opinião de Márcio. “Quando você vai chutar uma bola, o braço vai para trás, e não para o lado, como o dele foi. Então, o movimento do Everson é antinatural, acertando o rosto do Nathan e caracterizando a infração dentro da área. Foi penalidade máxima”.

Depois do jogo, Everson negou qualquer intenção em acertar Nathan. “Eu estava tranquilo e de consciência tranquila. Eu sei da minha consciência, da minha idoneidade. Eu só chutei a bola. No final, o movimento do meu braço pegou no rosto do adversário. Mas eu já tinha chutado a bola, ela já tinha saído, não foi por intenção. Como aconteceu no fim do primeiro tempo, o rapaz acaba pisando no pé do Rubens, sem intenção”, disse.

“Eu falei com o árbitro, foi sem intenção. Acontece, pegou. Mas, mesmo ficando frio, fica aquela tensão. O árbitro vai para o VAR e você não sabe o que ele está vendo. A todo momento eu frisei a bola, olhei a bola. No final, houve um choque. Mas isso não é pênalti não”, complementou o goleiro.

O Atlético venceu o Athletic por 1 a 0 - gol de Hulk, aos oito minutos do segundo tempo - e se classificou à final graças à vantagem do empate no placar agregado por ter a melhor campanha na primeira fase. No jogo de ida, o Esquadrão de Aço havia ganhado também por 1 a 0.

Garantido na decisão, o Galo aguarda América ou Cruzeiro, que medem forças neste domingo, às 18h, no Independência. O Coelho venceu o primeiro confronto por 2 a 0, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Atlético x Athletic: fotos da semifinal do Mineiro



Compartilhe