Em meio a polêmicas, Atlético e Athletic disputam, às 16h30 deste sábado (18/3), no Independência, em Belo Horizonte, uma vaga na final do Campeonato Mineiro. O duelo de volta da semifinal está cercado de expectativas, principalmente em virtude dos episódios que antecederam o confronto.
O jogo de ida, em São João del-Rei, já teve "temperatura elevada". No Estádio Joaquim Portugal, Hulk perdeu um pênalti, e o Atlético saiu atrás do Athletic na disputa ao sofrer uma derrota por 1 a 0. Durante a partida, houve reclamações efusivas com a arbitragem, confusões e provocações de ambos os lados.
Por ter tido a melhor campanha da primeira fase do Estadual, o Galo jogará por um empate no saldo de gols para avançar à decisão. Sendo assim, os comandados de Eduardo Coudet precisam de uma vitória diante do Esquadrão de Aço para garantir uma vaga na final (contra América ou Cruzeiro).
Após a partida de ida, Coudet, do Galo, entrou em atrito com o goleiro Júlio César, do Esquadrão de Aço - mas minimizou o episódio em entrevista. Hulk, por sua vez, discutiu com Sassá, atacante do clube do interior.
O jogador ex-Cruzeiro pediu para que o camisa 7 alvinegro "abaixasse a bola" após o confronto. Em entrevista, o destaque do Atlético não titubeou nas respostas e pediu respeito a Sassá, sugerindo que o atleta procurasse por seus vídeos para conhecer sua história.
Além disso, Hulk criticou as provocações de jogadores do Athletic. O atacante do Galo disse existir "hierarquia" no futebol e chegou a declarar que, em virtude da postura apresentada em campo, muitos atletas não sairiam do clube do interior para voos maiores na carreira.
Polêmica com o prefeito de São João del-Rei
Até mesmo Nivaldo Andrade (UNIÃO), prefeito de São João del-Rei, se envolveu nas provocações. Em vídeo divulgado pela Prefeitura da cidade do interior, o político disparou: "Hulk, você já jogou, mas hoje você está uma m*. Não vale nada!".
"Sábado, todo mundo [estava] na emoção do jogo. Você pelo Galo, e eu pelo Athletic. Quando você disse que os meninos do Athletic não sairiam de São João del-Rei, eu falei aquilo de você. Foi na emoção do jogo", disse o prefeito.
"Você venceu na vida e no futebol. Eu acho que você deve incentivar os jovens. Meu filho é atleticano e é seu fã. Meus irmãos são atleticanos e são seus fãs. Eu sou cruzeirense e agora sou Athletic, porque é da minha cidade. Se eu magoei você ou qualquer coisa, eu peço desculpas, mas sábado é tchau para você! Aqui é Athletic!", finalizou o político.
Como chega o Atlético?
Em virtude da Data Fifa, que paralisará o futebol brasileiro entre os dias 20 a 28 de março, e também da necessidade da vitória, a expectativa é de que o Atlético utilize força máxima no Horto. Em relação à escalação que bateu o Millonarios, Chacho tem a alternativa de optar pela formação do segundo tempo, com a entrada de Pedrinho na vaga de Edenilson.
O volante Allan se transformou em desfalque para o Galo. O departamento médico do clube mineiro constatou uma fratura por estresse na coluna lombar baixa do atleta, e sua recuperação não teve prazo estimado.
No DM do Galo, Allan se junta a outros quatro nomes. Estão fora: os zagueiros Bruno Fuchs e Igor Rabello, o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o atacante Alan Kardec.
Por outro lado, um jogador que voltará a ficar à disposição de Coudet é o atacante Cristian Pavón. O argentino cumpre uma suspensão na Copa Libertadores e só poderá atuar no torneio continental a partir da 3ª rodada da fase de grupos. Para o Mineiro, é opção.
Zagueiro do Atlético, Jemerson opinou sobre qual deve ser a postura da equipe para buscar a classificação diante do Esquadrão de Aço. "A gente tem mais qualidade, com todo respeito", disse.
Como chega o Athletic?
Sem desfalques, a tendência é que o Athletic repita a escalação que venceu o Atlético no jogo de ida. Existe a possibilidade de que o técnico Roger opte por uma formação mais conservadora, pensando em defender a vantagem construída.
Treinador que conduziu o Athletic na campanha pelo bicampeonato do Interior, Roger Silva preza por um jogo tático: "Sofrer um pouco mais, mas sofrer com a bola. Sofrer também tendo a ideia de contra-atacar. Entendendo que somos inferiores técnica e taticamente, nós temos que ir para o jogo de inteligência. Vamos esperar para decidirmos qual é o melhor plano, porque se tem um time que pode vencer uma equipe grande, é o Athletic".
ATLÉTICO x ATHLETIC
Atlético
Everson; Saravia, Mauricio Lemos, Jemerson e Dodô; Otávio, Zaracho, Edenilson (Pedrinho) e Patrick; Paulinho e Hulk
Técnico: Eduardo Coudet
Athletic
Júlio César; Douglas, Danilo Cardoso, Rayan e Vinicius Silva; Diego Fumaça, Rômulo e Alason Carioca; Welinton Torrão, Jonathan e David Braga
Técnico: Roger Silva
Motivo: jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro
Data e horário: sábado, 18 de março de 2023, às 16h30
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
Transmissão: SporTV, Premiere e tempo real do Superesportes
Árbitro: Felipe Fernandes Lima
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Magno Arantes Lira
VAR: Igor Junio Benevenuto