Diante do Athletic, o Atlético tentará se manter no topo de um importante ranking nacional, conforme levantamento do Superesportes. Presente nas últimas 16 decisões do Campeonato Mineiro, o Galo ostenta a maior sequência vigente de finais de campeonatos estaduais no Brasil. Veja a lista na galeria de fotos a seguir.
De 2007 até 2022, o Atlético foi figura carimbada na final do Estadual. Neste período, foram nove conquistas - sendo três delas consecutivas, nos últimos três anos.
O segundo colocado da lista é o CRB, que disputou as últimas 11 finais do Campeonato Alagoano. De 2002 a 2011, o "Galo da Pajuçara" havia amargado um longo período sem decisões do estadual. Na atual sequência, já conquistou sete títulos.
Quem fecha o pódio é o ABC, que chegou nas últimas oito decisões do Campeonato Potiguar. Neste período, o "Mais Querido" levantou a taça cinco vezes.
Cabe ressaltar que, nos últimos 12 anos, o São Raimundo esteve entre os dois melhores do Campeonato Roraimense. Neste recorte, inclusive, conquistou nove títulos estaduais (sendo sete deles nas últimas sete edições), mas o modelo de disputa de algumas dessas temporadas não contava com finais.
Entre os clubes mais populares em nível nacional, quem aparece atrás do Atlético no levantamento do Superesportes é o Grêmio. O "Imortal" disputou as últimas cinco decisões do Campeonato Gaúcho, levantando a taça cinco vezes.
Atlético x Athletic
Para conservar o recorde nacional, o Atlético precisa eliminar o Athletic, de São João del-Rei, nas semifinais. No jogo de ida, no interior, melhor para o "Esquadrão de Aço", que superou o Galo por 1 a 0, com gol de Jonathan.
Como obteve a melhor campanha geral da primeira fase do Campeonato Mineiro, o time de Eduardo Coudet joga por um empate no saldo de gols para garantir vaga na grande decisão. Sendo assim, o Atlético precisa de uma vitória para se classificar. Qualquer outro resultado selará um avanço do Athletic.
As equipes medirão forças às 16h30 deste sábado (18/3), no Estádio Independência, em Belo Horizonte. O jogo está cercado de expectativas, já que o duelo de ida foi recheado de polêmicas em São João del-Rei.
Sequências vigentes de finais estaduais no Brasil
- Atlético: 16 finais no Mineiro e nove títulos
- CRB: 11 finais no Alagoano e sete títulos
- ABC: oito finais no Potiguar e cinco títulos
- Manaus: seis finais no Amazonense e cinco títulos
- Brasiliense: seis finais no Candangão e três títulos
- Grêmio: cinco finais no Gaúcho e cinco títulos
- Fortaleza: cinco finais no Cearense e quatro títulos
- Campinense: cinco finais no Paraibano e dois títulos
- Flamengo: quatro finais no Carioca e três títulos
- Tocantinópolis: quatro finais no Tocantinense e dois títulos
- Palmeiras: três finais no Paulista e dois títulos
- Atlético de Alagoinhas: três finais no Baiano e dois títulos
- Paysandu: três finais no Paraense e dois títulos
- Sampaio Corrêa: três finais no Maranhense e três títulos
- Real Ariquemes: três finais no Rondoniense e um título
- Cuiabá: duas finais no Mato-Grossense e dois títulos
- Náutico: duas finais no Pernambucano e dois títulos
- Real Noroeste: duas finais no Capixaba e dois títulos
- Fluminense: duas finais no Piauiense e um título
- Sergipe: duas finais no Sergipano e dois títulos
- Trem: duas finais no Amapaense e dois títulos