O último revés atleticano para o Democrata-GV ocorreu em 8 de abril de 2007, pela 11ª e última rodada da fase classificatória do Mineiro. Na ocasião, no mesmo Mamudão, o Galo foi batido por 2 a 0, com gols dos atacantes Leandro Carrijo e Amílton.
Desde então, foram 13 jogos entre Galo e Pantera, com 11 vitórias atleticanas e dois empates. Em números totais, são 75 confrontos, com 53 triunfos do Atlético, 18 empates e quatro vezes em que o Democrata-GV saiu vencedor.
O resultado de 2007 tem uma outra semelhança com o cenário preparado para o jogo deste sábado. Na ocasião, o Galo poupou jogadores titulares, fato que pode se repetir.
"Seguramente, vai haver muitas trocas no fim de semana. Mas, como falei antes, seguimos trabalhando o grupo para que todos estejam da melhor maneira. Creio que estamos fazendo isso bem", disse Eduardo Coudet, técnico argentino do Atlético, na última quarta-feira (1), após vitória por 3 a 1 sobre o Carabobo, da Venezuela.
Após o duelo com a Pantera, o Galo segue viagem para Bogotá. Na Colômbia, na quarta-feira (8), o Atlético enfrenta o Millonarios, em jogo de ida pela terceira e última fase eliminatória antes da fase de grupos da Copa Libertadores.
Além disso, o Atlético está classificado de forma antecipada para as semifinais do Mineiro. O Galo lidera o Grupo A, com 17 pontos. Já a Pantera é a terceira colocada do C, com dez pontos, e tentará assegurar vaga na semi.