O jogador de 35 anos atuou pelo Galo de junho de 2012 a julho de 2015, tendo marcado 39 gols em 217 partidas pelo clube.
"São mais de 20 anos me dedicando ao futebol. Sou grato a todos os clubes, é muita coisa. Em primeira mão nesta entrevista, quero deixar claro que a partir de hoje o Jô encerra o ciclo dentro do futebol profissional, e aí o João Alves de Assis Silva vai ter continuidade na vida pessoal, claro dentro do futebol porque é o lugar que me abriu muitas portas e conhecer tanta gente. Quero engrenar no futebol, agora fora das quatro linhas" afirmou Jô, em entrevista à Rádio 365.
Jô chegou ao Atlético depois de viver um período ruim no Internacional. Em 2012, trajando a camisa alvinegra de número 32, Jô se firmou como centroavante titular da equipe do técnico Cuca. O Galo foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro daquele ano, mas a base do time estava pronta para os próximos anos.
A partir de 2013, já com a camisa 7, Jô começou a ganhar títulos no Atlético. Naquele ano, ele conquistou o Campeonato Mineiro e a Copa Libertadores (marcou um dos gols na decisão do torneio, contra o Olimpia-PAR). Em 2014, ele venceu a Recopa Sul-Americana e a Copa do Brasil. No ano seguinte e já em baixa no Galo, o jogador levantou o troféu do Estadual.
Devido aos bons momentos no Atlético, Jô também chegou até a Seleção Brasileira. Ele foi campeão da Copa das Confederações de 2013 e atuou na Copa do Mundo de 2014.