Nathan ainda tem um longo caminho até voltar a se firmar como peça importante no Atlético, mas deu um passo relevante nesta trajetória. No último sábado (18/2), o meia-atacante teve a oportunidade de atuar por 45 minutos diante do Patrocinense, no Independência, em Belo Horizonte, após uma verdadeira "novela" futebolística.
Foi necessário mais de um mês de treinos na Cidade do Galo para que Nathan pudesse mudar os planos da comissão técnica e convencesse com seu desempenho. A princípio, o jogador de 26 anos estava fora dos planos da diretoria para a temporada 2023, mesmo após a recusa em permanecer no Fluminense.
Na última sexta-feira (17/2), no entanto, o Atlético já havia dado um indício de que a história ganhava um rumo diferente ao adicionar Nathan na lista de inscritos para a Copa Libertadores. A sacramentação da reintegração ao elenco veio com a titularidade contra o Patrocinense, pela 6ª rodada do Campeonato Mineiro.
O meia-atacante foi acionado como jogador central na linha de três do esquema 4-1-3-2 de Eduardo Coudet. Como o volante Otávio era figura frequente entre os zagueiros na saída de bola, Nathan era o primeiro a dar opção de passe em frente aos defensores e esteve bastante associado à primeira fase de construção na partida.
Até mesmo por isso, não foi possível observar muito do meia-atacante em zonas mais avançadas. Quando progrediu em campo, Nathan pecou em algumas tomadas de decisão, mas contribuiu com uma finalização perigosa, de primeira, após cruzamento de Paulo Henrique - obrigando o goleiro Adilson a fazer boa defesa.
"Estou muito feliz. Fico muito feliz de voltar a vestir essa camisa. É um clube que amo muito", frisou o jogador no intervalo, antes de ser substituído, em entrevista à TV Globo.
Com gol de Hulk no último lance da partida, o Atlético venceu o Patrocinense por 2 a 1 e garantiu classificação antecipada às semifinais do Campeonato Mineiro. Agora, Nathan e o clube voltam suas atenções para a disputa da Libertadores.
Nathan foi contratado pelo Atlético junto ao Chelsea, da Inglaterra, em 2018. A operação final de compra, concretizada em 2020, foi fechada em 3 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões àquela altura).
Campeão brasileiro e da Copa do Brasil com o Galo em 2021, Nathan agora volta a buscar espaço no clube mineiro. O meia-atacante tem 14 gols e oito assistências em 119 jogos com a camisa preta e branca.