Com autoridade, o Atlético bateu o Democrata-SL por 3 a 0, na noite desta quarta-feira (8/2), no Independência, em Belo Horizonte. A partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Mineiro foi marcada por dois belos gols de falta de Hulk, o protagonista do Galo.
O duelo contra o Jacaré sacramentou a melhor atuação coletiva do Atlético até então na temporada. Dominante do início ao fim, o time de Eduardo Coudet demonstrou qualidade e velocidade nas trocas de passes, além da agressividade tão exigida pelo treinador argentino.
Os gols de Hulk fizeram com que o camisa 7 igualasse um feito realizado por apenas dois jogadores nos últimos dez anos no Alvinegro: Ronaldinho (2013) e Otero (2017). Ambos os ex-atleticanos balançaram as redes duas vezes de falta num mesmo jogo pelo Galo.
Agora, o Atlético se prepara para enfrentar o rival Cruzeiro no maior clássico do futebol mineiro, na 5ª rodada. A partida também acontecerá no Independência, às 20h da próxima segunda-feira (13/2). O Democrata-SL, por sua vez, medirá forças com o Ipatinga.
Atlético x Democrata: o jogo
O Democrata-SL tinha uma ideia clara de jogo no Horto: se defender próximo à própria área, aproveitar contra-ataques e, em algumas oportunidades, pressionar a saída de bola do Atlético para tentar forçar erros. Apesar disso, a diferença técnica entre as equipes se fez nítida desde os minutos iniciais.
O Galo chegou até a cometer alguns erros e forçar bolas longas quando o Jacaré subia pressão, mas a movimentação dos jogadores, a qualidade nas trocas de passes e o crescimento no entendimento coletivo foram fundamentais para que o time de Eduardo Coudet rapidamente estabelecesse o domínio do confronto.
As triangulações pelos lados chamavam atenção. Na esquerda, com Dodô, Patrick e Paulinho. Na direita, com Mariano, Pedrinho e Hulk. Edenilson, que começou o jogo como meia centralizado, também tinha boas aparições para fazer a bola circular.
Logo aos 12 minutos, o Atlético abriu o placar. Hulk cobrou falta de muito longe, aliando força e precisão, e contou com falha do goleiro Gustavo Silva para balançar as redes: 1 a 0.
O gol deu ainda mais conforto ao Galo no embate. As trocas de passes eram cada vez mais fluidas, e o Democrata se via encurralado no campo de defesa. Dodô e Paulinho tiveram oportunidades de marcar, mas pararam no goleiro do Jacaré.
Até que, aos 34 minutos, a estrela de Hulk voltou a brilhar - novamente com uma cobrança de falta. Desta vez, bem próximo da área. O camisa 7 "encheu o pé" e estufou as redes do ângulo direito de Gustavo Silva: 2 a 0.
Mesmo com os gols de Hulk, Pedrinho era quem chamava atenção com a qualidade de seu jogo por dentro, a visão e as interações entre as linhas do Democrata. Do pé canhoto do jovem, iniciou-se a jogada do terceiro tento, que teve assistência de Patrick. Aos 47 minutos, a trama envolvente do Atlético terminou com gol de Paulinho: 3 a 0 ainda na primeira etapa.
Atlético administra vantagem
No intervalo, Coudet promoveu uma estreia no Atlético. O lateral-direito Vitor Gabriel, de apenas 16 anos, foi acionado na vaga do experiente Mariano.
As substituições "oxigenaram" o time da capital, que passou a ocupar mais o último terço do campo e fazer a bola chegar mais rapidamente ao setor. Com Allan atuando entre os zagueiros no momento com bola, Igor Gomes assumia o papel de iniciação das jogadas.
Já na reta final, Vargas e Ademir foram acionados por Coudet. O Democrata chegou a acertar o travessão de Everson. Paulinho, Vargas e Hyoran tiveram chances importantes para ampliar a vantagem.
Nos minutos finais, restou ao Atlético controlar a partida para somar mais três pontos no Campeonato Mineiro. Atuação contundente e crescimento do entrosamento, que dão boas perspectivas ao clube para os clássicos e a estreia na Copa Libertadores.
ATLÉTICO 3x0 DEMOCRATA-SL
Atlético
Everson; Mariano (Vitor Gabriel), Jemerson, Bruno Fuchs e Dodô; Allan (Ademir), Edenilson, Pedrinho (Igor Gomes) e Patrick (Hyoran); Paulinho (Vargas) e Hulk.
Técnico: Eduardo Coudet
Democrata-SL
Gustavo Silva; Filipi Sousa, William Mineiro, Marcão e Gustavo Aguiar (Khawhan); Rodney (Felipe Muranga), Gustavo Crecci (Lucas Abreu) e Jorge Henrique (Diogo); Juliano (Thiago Ribeiro), Neto e Barba.
Técnico: Paulinho Guará
Motivo: 4ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: quarta-feira, 8 de fevereiro de 2022
Local: Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: Wanderson Alves de Souza
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Pablo Almeida da Costa
VAR: Emerson de Almeida Ferreira
Gols: Hulk (Atlético, aos 12' e aos 34' do 1°T), Paulinho (Atlético, aos 47' do 1°T)
Cartões amarelos: Pedrinho, Allan (Atlético); Neto (Democrata-SL)