O Atlético deve ter "casa cheia" para mais um compromisso no Campeonato Mineiro. Nesta quarta-feira (8/2), às 19h15, o Galo recebe o Democrata-SL no Independência, em Belo Horizonte, e busca ampliar a série de vitórias no Estadual.
Até aqui, apenas o Atlético soma 100% de aproveitamento no Mineiro. O time venceu os três jogos que disputou na competição: bateu a Caldense (2 a 1), o Tombense (2 a 1) e o Ipatinga (1 a 0).
Uma vitória diante do Democrata-SL pode deixar o Atlético mais perto de uma classificação antecipada no Estadual. O Galo lidera o Grupo A do Estadual, com 9 pontos, e é seguido pelo Athletic, que tem 5.
No novo formato do Campeonato Mineiro, os líderes de cada chave se classificam à semifinal. Além deles, o melhor segundo colocado geral também avança.
O Atlético é o atual tricampeão mineiro e busca o tetra na edição de 2023. Ao todo, o clube soma 47 conquistas estaduais. Até a noite da última terça-feira (7/2), quase 18 mil ingressos haviam sido vendidos para o confronto contra o Jacaré.
Quem joga no Atlético?
Em busca do time ideal para a estreia na Copa Libertadores, Coudet segue fazendo testes com o elenco alvinegro. Após escalar uma equipe considerada reserva na 3ª rodada, diante do Ipatinga, a tendência é que o argentino use força máxima diante do Democrata-SL.
Na defesa, há a expectativa pelo retorno de Mariano na lateral direita. O experiente defensor passou por um regime especial de recondicionamento físico e ainda não fez sua estreia na temporada. Paulo Henrique foi titular contra o Tigre, mas recebeu críticas da torcida - especialmente pela atuação defensiva.
Com as duas opções de origem disponíveis na posição, é provável que Edenilson seja acionado na função onde se sente confortável - a meia pela direita. Os outros espaços da linha de três têm brigas mais abertas: Pedrinho, Igor Gomes, Patrick e Hyoran disputam por vagas.
Democrata começou mal
Se o Atlético teve um bom início no Estadual, o campeão do Módulo II do Campeonato Mineiro de 2022 não vive um bom arranque. Até aqui, o Democrata-SL perdeu duas (Democrata-GV e Villa Nova) e empatou uma (Pouso Alegre) das partidas que jogou na atual edição.
A direção do clube de Sete Lagoas apostou em duas figuras conhecidas para a disputa da elite estadual em 2023. São eles: o meia-atacante Jorge Henrique, campeão mundial pelo Corinthians em 2012, e o atacante Thiago Ribeiro, que teve boas passagens por Cruzeiro e Atlético.
"Na teoria, parece fácil. Um time que vem com duas derrotas e um empate, contra um time que vem com três vitórias. A tendência é que se torne mais fácil, mas a gente sabe como é o dia de hoje. Não tem time bobo. Vai depender da gente. Quem torna o jogo fácil ou difícil, muitas vezes, somos nós. É entrar ligado, focado, para buscar o gol já em seguida e, assim, tornar o decorrer da partida um jogo mais fácil", avaliou Eduardo Sasha, do Atlético.
ATLÉTICO x DEMOCRATA-SL
Atlético
Everson; Mariano (Paulo Henrique), Jemerson, Bruno Fuchs e Dodô; Allan, Edenilson, Pedrinho (Igor Gomes), e Patrick (Hyoran); Paulinho e Hulk.
Técnico: Eduardo Coudet
Democrata-SL
Gustavo Silva; Filipi Barros, William Mineiro, Marcão e Gustavinho; Lucas Abreu, Gustavo Crecci e Neto; Rodney, Jorge Henrique e Thiago Ribeiro (Diogo).
Técnico: Paulinho Guará
Motivo: 4ª rodada do Campeonato Mineiro
Data e horário: quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023, às 19h15
Local: Independência, em Belo Horizonte
Transmissão: Premiere, Globoplay e tempo real do Superesportes
Árbitro: Wanderson Alves de Souza
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Pablo Almeida da Costa
VAR: Emerson de Almeida Ferreira