O pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou o julgamento do caso para esta terça-feira (31/1), às 11h, em plenário virtual. Não cabe recurso. Portanto, é a instância decisiva para definir qual time jogará o Campeonato Mineiro.
Por isso, a Federação Mineira de Futebol (FMF) decidiu manter normalmente a partida do Atlético contra Betim ou Ipatinga para a data e o horário previamente definidos. Resta saber onde será o jogo, já que o Galo é o visitante.
A FMF precisará realocar em datas futuras apenas as duas partidas de Betim ou Ipatinga não realizadas por conta do imbróglio judicial nas primeiras rodadas, contra Villa Nova e Patrocinense.
O Atlético definiu a programação semanal dos jogadores apenas até quinta-feira. A agenda de sexta, sábado e domingo depende da viagem para o jogo da terceira rodada, que pode ser em Ipatinga ou Betim.
Betim, na Região Metropolitana, fica a menos de 40 quilômetros do Centro de Belo Horizonte. Já Ipatinga, cidade localizada no Vale do Aço, está a cerca de 260 quilômetros da capital.
Ipatinga x Betim
O caso de Justiça se iniciou após o fim do Módulo II do Campeonato Mineiro, ainda em 2022. O Betim denunciou ao TJD supostas irregularidades do Ipatinga na inscrição dos atletas que disputaram o campeonato.
Segundo o acusação, o Tigre teria falsificado assinaturas das carteiras de trabalho dos jogadores.
No início de dezembro, o TJD rechaçou a denúncia do Betim, mas o clube entrou com recurso. Em novo julgamento, o Ipatinga foi punido administrativamente e não de forma esportiva, mantendo-se na elite do futebol mineiro.
O Betim recorreu para que o caso seja julgado pelo STJD.
O clube da Região Metropolitana de BH ficou na terceira posição do hexagonal final do Módulo II do ano passado, com 18 pontos - um a menos que o Tigre (vice-colocado). O Betim quer uma punição esportiva do Ipatinga para jogar a elite do futebol mineiro neste ano.