Destaque do Atlético na Copinha, o atacante Alisson Santana, de apenas 17 anos, é uma das maiores promessas do clube mineiro para o futuro e será observado pelo técnico Eduardo Coudet no profissional. A informação foi antecipada pelo influenciador Fred Augusto e confirmada pelo Superesportes com uma fonte próxima ao jogador.
Alisson chegou ao Atlético em 2021 para integrar o elenco sub-17. Naquele ano, conquistou o Campeonato Mineiro da categoria e fez 16 jogos na temporada.
O ano de 2022 viria a ser o primeiro de destaque para Alisson. O jogador marcou 16 gols em 31 compromissos, sendo seis destes tentos em dez jogos pelo Campeonato Brasileiro sub-17. Em outubro, o ponta chegou a ser acionado em um clássico contra o América pelo Campeonato Mineiro sub-20.
A primeira grande vitrine da carreira, no entanto, ainda estava por vir. O atacante fez parte do grupo que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior torneio de base do Brasil, com a camisa do Atlético. Na competição, foi observado de perto por olheiros de clubes da Alemanha.
Alisson Santana foi, certamente, o nome mais comentado pelos torcedores nas redes sociais. Com dribles insinuantes, boa visão de jogo e senso de posicionamento, o ponta chamou a atenção dos atleticanos. Boa parte da torcida, inclusive, pediu para que o garoto tenha chances no time profissional.
Na Copinha, o atacante fez quatro jogos e contribuiu com duas assistências. O Galinho acabou eliminado pelo Água Santa-SP na terceira fase do torneio, em uma disputa de pênaltis.
Alisson assinou seu primeiro contrato profissional em agosto do ano passado, com duração até o meio de 2025. Ainda conforme apuração do Superesportes, a multa rescisória para o futebol nacional está avaliada em R$ 16 milhões, enquanto para o exterior em 50 milhões de euros (cerca de R$ 275,5 milhões na cotação atual).
Oficialmente, o Atlético ainda não confirma o aproveitamento do atleta entre os profissionais. Alisson Santana está em tratamento de uma lesão muscular sofrida durante a Copinha. "Depois que acabar a recuperação, possivelmente [será utilizado no profissional]", disse uma fonte do clube à reportagem.