O estádio no Horto receberá a estreia do time alvinegro na temporada, contra a Caldense, em 21 de janeiro, e as partidas diante de Democrata SL (9 de fevereiro) e Patrocinense (18 de fevereiro). São os três primeiros compromissos do Galo como mandante no Estadual.
Jogos transferidos para o Independência
- Atlético x Caldense - 21/1, sábado, às 16h30, pela 1ª rodada do Campeonato Mineiro
- Atlético x Democrata SL - 9/2, quinta-feira, às 20h, pela 4ª rodada do Campeonato Mineiro
- Atlético x Patrocinense - 18/2, sábado, às 16h30, pela 6ª rodada do Campeonato Mineiro
São dois os principais motivos que levaram o Atlético a procurar o Independência: incompatibilidade de agenda com o Mineirão e diferença no custo operacional dos estádios.
O Gigante da Pampulha receberá eventos musicais nos fins de semana dos duelos do Galo com Caldense e Patrocinense, o que inviabiliza a realização das partidas.
No caso do compromisso com o Democrata SL, a transferência para o Independência se deve ao fato de que jogar lá é consideravelmente mais barato do que atuar no Mineirão.
O custo operacional de realizar uma partida na Pampulha é maior muito em função da diferença do tamanho dos estádios. O Mineirão pode receber mais de 60 mil torcedores, quase o triplo da capacidade do Independência.
Historicamente, os jogos da fase inicial do Mineiro não atraem grandes públicos. Por isso, a tendência era que o Atlético tivesse prejuízo caso utilizasse o Mineirão.
Jogos do Atlético no Mineirão
O estádio, porém, será a casa alvinegra em duas partidas da etapa classificatória do Estadual. Em 12 de fevereiro, a partir das 18h30, o time alvinegro enfrenta o arquirrival Cruzeiro na condição de visitante, pela quinta rodada.
Já no dia 25 do mesmo mês, às 16h30, o Galo será mandante contra o América. O jogo não poderia ser realizado no Independência, já que o estádio é a casa do Coelho - o que configuraria inversão de mando de campo, vetado pelo regulamento do campeonato.
O Atlético também utilizará o Mineirão no compromisso contra o Carabobo, da Venezuela, pela partida de volta da segunda fase da Copa Libertadores. O jogo está marcado para o dia 1º de março, às 21h30.