Um dos objetivos do Atlético para a temporada 2023 é renovar o elenco. Aos poucos, o Galo vai se movendo no mercado de transferências em busca de reforços e também negociando seus ativos. Desta forma, o Alvinegro conseguiu, até o momento, diminuir a média de idade do grupo que será comandado por Eduardo Coudet.
O Atlético já concretizou cinco saídas de jogadores. Destes, três estão acima dos 30 anos de idade. O primeiro deles foi o goleiro Rafael (33), vendido ao São Paulo. O meio-campista Nacho Fernández (32) concluiu seu retorno ao River Plate, da Argentina. Por sua vez, o atacante Keno (34) foi vendido ao Fluminense.
Entre os atletas abaixo dos 30 anos de idade, foram duas saídas. A primeira foi a do zagueiro Junior Alonso (29), que retornou ao Krasnodar, da Rússia, após empréstimo ao Galo. O lateral-direito Guga (24), por sua vez, foi negociado com o Flu.
Se as saídas se traduzem em uma média de 30,2 anos de idade, as chegadas deixam ainda mais clara a intenção do Atlético: rejuvenescer o elenco. Até então, os três reforços contratados compõem uma média de 26 anos de idade.
A primeira contratação do Galo para a temporada 2023 foi a do meia-atacante Paulinho, de 22 anos, junto ao Bayer Leverkusen. Depois, o zagueiro Bruno Fuchs (23) chegou por empréstimo junto ao CSKA, da Rússia. Por fim, o mais velho dos reforços foi o meio-campista Edenilson, de 33 anos, vindo do Internacional.
A média de idade das contratações do Atlético para 2023 ainda deve diminuir. Isso porque nomes como Paulo Henrique (26), do Juventude, e Igor Gomes (23), do São Paulo, estão próximos de serem anunciados.