Vendido ao Fluminense na noite dessa quarta-feira, o lateral-direito Guga fez uma publicação nas redes sociais para agradecer o Atlético e se despedir do clube.
Guga chegou ao Galo em dezembro de 2019, comprado junto ao Avaí. O lateral viveu altos e baixos, nunca se firmou como titular absoluto, mas foi peça importante nas conquistas recentes do clube.
"Foram quatro anos. Quatro anos de conquistas. Quatro anos de carinho. Quatro anos da minha vida dedicados à camisa do enorme Atlético Mineiro. Mas hoje chegou a hora de me despedir. Na vida de todos chega o momento de enfrentar novos desafios, e dessa vez não é diferente.
Nesses quatro anos com o Galo, tive a oportunidade de ser tricampeão Mineiro, campeão da Copa do Brasil, campeão da Supercopa e Campeão Brasileiro. Títulos que ficará marcado para sempre na história do clube e na minha vida. Saio com a certeza de que atingi meus objetivos e cumpri com meus deveres. Saio feliz por tudo que vivi.
Meu muito obrigado a todos que contribuíram com essa jornada. Meus colegas de elenco, comissões técnicas, todos os funcionários e diretoria. Serei sempre grato a vocês e à massa atleticana.
Muito obrigado, ou melhor, OBRIGALO!", publicou o lateral-direito.
A negociação
Para contar com o atleta na temporada de 2023, o Tricolor Carioca adquiriu seu 50% dos seus direitos econômicos. O Alvinegro permanecerá com 25% do passe de Guga, que deverá jogar com outros ex-atleticanos no Rio de Janeiro.
Além da permanência do meia Nathan, emprestado pelo Atlético ao clube neste ano, o Fluminense negocia as contratações do atacante Keno e do zagueiro Vitor Mendes, que também pertencem ao Galo. No total, o Tricolor vai pagar ao Galo cerca de R$ 14,5 milhões para ter o quarteto.
Trajetória de Guga no Atlético
Depois de se destacar pelo Avaí na Série B do Campeonato Brasileiro, Guga chegou ao Atlético em 2019. O Galo desembolsou aos catarinenses cerca de R$ 8 milhões por 75% dos direitos econômicos do jovem. O Leão ainda detém 25% do 'passe' do atleta.
Guga, no entanto, nunca se consolidou no Atlético. Na temporada 2022, disputou 39 jogos pelo Atlético, sendo 27 como titular, e anotou quatro assistências. Desde a temporada 2021, brigou por espaço com Mariano na lateral.
Na passagem pelo Atlético, Guga soma 157 jogos e dois gols marcados. O camisa 2 conquistou o tricampeonato mineiro (2020, 2021 e 2022), a Copa do Brasil (2021), o Campeonato Brasileiro (2021) e a Supercopa do Brasil (2022) pelo clube alvinegro.