2

Dudamel diz o que faltou para ter melhores resultados no Atlético

Treinador venezuelano avaliou passagem curta no Galo em 2020, quando o time foi eliminado precocemente na Sul-Americana e na Copa do Brasil

13/12/2022 10:48
compartilhe
Dudamel comandou o Atlético em apenas 10 partidas
foto: Bruno Cantini/Atlético

Dudamel comandou o Atlético em apenas 10 partidas


Rafael Dudamel avaliou a passagem pelo Atlético e citou dois fatores que, em sua visão, faltaram para obter resultados melhores. Em entrevista à Rádio 98FM, nessa segunda-feira (12/12), o treinador pontuou a falta de qualidade do elenco e o pouco tempo no comando da equipe.

O venezuelano iniciou oficialmente a curta passagem pelo Atlético em 6 de janeiro de 2020 e deixou o clube 52 dias depois, em 27 de fevereiro. Ele foi demitido após eliminações precoces na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil.

"Creio que foi muito pouco tempo para fazer uma avaliação profunda. Me encantei pelos jogadores que foram chegando e o que armaram como equipe. No momento em que estou no Atlético não havia possibilidade econômica de trazer reforços", avaliou o técnico, que está no Catar como comentarista da Copa do Mundo.

Para Dudamel, a equipe contava com jogadores profissionais e trabalhadores, mas precisava de mais reforços pela exigência de resultados.

"Tínhamos um plantel muito trabalhador, uma equipe muito profissional, mas sabendo da exigência para o Atlético, para o futebol brasileiro, o plantel teria que ser mais profundo, mais financeiro", lamentou.

Ainda assim, o técnico acredita que o time tenha tido bom desempenho em alguns jogos, como na vitória por 2 a 0 sobre o Unión, no Independência. Apesar do triunfo, o Galo foi eliminado pela equipe argentina ainda na primeira fase da Sul-Americana por ter perdido o jogo de ida por 3 a 0.

"Fizemos boas partidas. Me lembro do jogo contra o Unión Santa Fé, em Belo Horizonte. E tivemos noites não tão boas. A eliminação na Copa do Brasil foi muito ruim para todos", afirmou Dudamel, se referindo à derrota nos pênaltis para o modesto Afogados, na segunda fase da Copa do Brasil após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar, em jogo disputado no Estádio Vianão, em Afogados da Ingazeira, interior de Pernambuco.

Em apenas 10 partidas sob o comando do venezuelano, o Atlético venceu quatro jogos, empatou outros quatro e perdeu dois, com aproveitamento de 53,33% dos pontos disputados. A equipe marcou 13 gols e sofreu oito.

"Eu assumi e conduzi uma equipe com um plantel que precisava ser mais poderoso. Esta experiência serviu para aprender, crescer e ficou uma matéria pendente com o futebol do Brasil", avaliou.

Dudamel pós-Atlético


Aos 49 anos, Dudamel comanda o Deportivo Cali, da Colômbia, desde o ano passado, quando foi campeão da Liga Colombiana. Nesta temporada, no entanto, o desempenho caiu. Foram 27 jogos, seis vitórias, oito empates e 13 derrotas. 

A equipe ficou em 18º e 19º nas ligas nacionais, foi eliminada nas oitavas de final da Copa Colombiana e da Sul-Americana, além de cair na fase de grupos da Copa Libertadores. 

O Atlético, por sua vez, reforçou seu elenco após a saída de Dudamel. Sob o comando do argentino Jorge Sampaoli, o clube acertou as contratações dos goleiros Rafael e Everson, do lateral-direito Mariano, dos zagueiros Junior Alonso e Bueno, dos meio-campistas Léo Sena, Alan Franco e Zaracho, além dos atacantes Diego Tardelli, Keno, Marrony, Sasha e Vargas.

O Galo terminou em terceiro lugar o Campeonato Brasileiro daquele ano. Em 2021, conquistou o triplete alvinegro com Cuca, levantando as taças do Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil e da Série A. 

Compartilhe