O técnico Eduardo Coudet visitou a Cidade do Galo pela primeira vez. Novo treinador do Atlético, ele esteve ao lado de Rodrigo Caetano e o preparador físico Octávio Manera e conheceu a estrutura do centro de treinamentos do clube. O argentino também participou de uma reunião com o Centro de Informação do Galo (CIGA), responsável por embasar as decisões do clube nas questões do futebol através da utilização de modernas ferramentas de análise.
Na reunião, registrada pelo Atlético com fotos, Coudet, Caetano e Manera estiveram ao lado de Rodrigo Weber (chefe do CIGA), e os analistas de mercado Fernando Ziskind e Edgard Albino (ex-jogador do clube alvinegro).
Coudet, que chegou a Belo Horizonte na noite dessa segunda-feira, visitou os campos do CT, hotel e ainda gravou com a Galo TV da sala do diretor Rodrigo Caetano. O conteúdo deve ser divulgado pelo Alvinegro em breve. Ele também foi à Arena MRV.
O treinador argentino ainda terá uma reunião com o órgão colegiado do Atlético, composto pelo presidente, Sérgio Coelho, pelo vice-presidente, José Murilo Procópio, e pelos 4 R's, mecenas do clube: Rubens Menin, Ricardo Guimarães, Rafael Menin e Renato Salvador.
Pauta das reuniões
É natural que essas primeiras reuniões tenham foco absoluto no planejamento do elenco do Atlético para 2023. Com contrato até dezembro de 2024, Coudet quer que o clube faça novos investimentos, mas compreende a atual situação financeira da instituição.
Recentemente, tanto Ricardo Guimarães como Rafael Menin garantiram mudanças no elenco, ainda que sejam enfáticos quanto à inexistência de possibilidade de uma reformulação agressiva. Os mecenas e o diretor Rodrigo Caetano trabalham com a ideia de saídas e chegadas pontuais.
Uma das prioridades deve ser a contratação de um zagueiro. Isso porque o paraguaio Junior Alonso deve concretizar, nos próximos dias, o seu retorno ao futebol russo e Igor Rabello se recupera de uma grave lesão. A reposição na posição é uma das prioridades de Coudet.
O Atlético ainda trabalha dentro das limitações do transfer ban imposto pela Fifa. O clube mineiro mantém contato com o River Plate para quitar a dívida referente à contratação de Nacho Fernández no início de 2021.
A reabertura da janela de transferências ocorrerá no dia 14 de janeiro. Até lá, o Galo espera solucionar a situação para registrar novos reforços, a pedido de Eduardo Coudet, no BID da CBF.