Após 16 rodadas na 7ª colocação da Série A do Campeonato Brasileiro, o Atlético terá a oportunidade de subir na classificação e entrar no G6. O Galo recebe o Botafogo no Mineirão, em Belo Horizonte, às 20h desta segunda-feira (7/11), em jogo pela 36ª rodada.
O Atlético foi ultrapassado pelo rival América – que venceu o RB Bragantino no fim de semana – e caiu para a 8ª colocação, com 52 pontos. Apesar disso, vitória diante do Fogão faria com que o Alvinegro ultrapassasse o Coelho e o Athletico-PR (6° lugar, com 54 pontos).
A equipe mineira, no entanto, tem um desafio a superar. Ponto forte da campanha vitoriosa de 2021, o Mineirão tem sido palco de atuações inconstantes do Atlético em 2022. O Galo tem apenas o 12º melhor desempenho como mandante na atual edição do Brasileiro.
Na tentativa de mudar esse cenário na reta final da principal competição nacional, o Atlético terá dois jogos em casa. Botafogo e Cuiabá são os adversários antes do compromisso final, fora de casa, contra o Corinthians.
"Temos muitos dias para trabalhar e temos que ganhar. O principal é ganhar. A gente está com a mente só nisso: ganhar", frisou o atacante Eduardo Vargas, que voltou ao time titular com dois gols no empate com o São Paulo, na 35ª rodada.
Momento do Botafogo
O Botafogo é o 11° colocado do Brasileiro, com 47 pontos, e também briga por vaga na Copa Libertadores de 2023. Os cariocas estão a cinco pontos de distância do Atlético, primeiro clube na zona classificatória para o torneio continental.
O Fogão tem tido campanha inconstante na Série A. Apesar de ser o terceiro pior mandante da competição nacional, o time comandado pelo português Luís Castro tem o terceiro melhor desempenho como visitante.
Nos últimos dois jogos do Botafogo, Luís Castro optou por esquema com quatro atacantes. No entanto, isso pode mudar diante do Atlético em virtude do retorno do meia-atacante Lucas Fernandes (após recondicionamento físico), que deve voltar ao time titular.
O Fogão tem quatro desfalques. No departamento médico do clube carioca, os volantes Danilo Barbosa, Kayque e Breno, além do meia-atacante Eduardo, tratam de lesões.
Dúvidas e desfalques do Atlético
A escalação do Atlético pode ter três mudanças em relação à formação que empatou com o São Paulo no Morumbi, na capital paulista, pela 35ª rodada. Nacho Fernández e Pavón brigam pelas vagas ocupadas por Zaracho e Ademir, respectivamente. A defesa também pode ter alteração, com a entrada de Réver no lugar de Junior Alonso.
No departamento médico do clube mineiro, Igor Rabello, Guilherme Arana, Alan Kardec e Hulk seguem em tratamento de lesões. Por sua vez, o meia-atacante Pedrinho segue com trabalhos de transição física após grave lesão muscular.
FICHA TÉCNICA
Atlético
Everson; Guga, Jemerson, Junior Alonso (Réver) e Dodô; Allan, Jair e Nacho Fernández (Zaracho); Ademir (Pavón), Keno e Vargas.
Técnico: Cuca
Botafogo
Gatito Fernández; Daniel Borges, Andryelson, Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Gabriel Pires (Patrick de Paula) e Lucas Fernandes; Júnior Santos, Jeffinho e Tiquinho Soares.
Técnico: Luís Castro
Motivo: 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: segunda-feira, 7 de novembro de 2022, às 20h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Michael Stanislau (RS) e Leirson Peng Martins (RS)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA-SP)
Transmissão: SporTV, Premiere e tempo real do Superesportes