A missão é clara: conquistar uma vaga na Copa Libertadores de 2023. Com isso em mente, o Atlético se prepara para mais um confronto direto na Série A do Campeonato Brasileiro - agora contra o São Paulo. A partida é válida pela 35ª rodada e será realizada às 21h30 desta terça-feira (1/11), no Morumbi, em São Paulo.
Em diferentes medidas, 2022 foi um ano frustrante para Atlético e São Paulo. O clube mineiro até conquistou os títulos do Campeonato Mineiro e da Supercopa do Brasil, mas caiu de forma decepcionante na Copa do Brasil e na Copa Libertadores e faz um Campeonato Brasileiro muito abaixo das expectativas.
O Tricolor, por sua vez, esteve muito perto de encerrar o jejum de grandes conquistas, mas não conseguiu. A equipe de Rogério Ceni foi vice no Campeonato Paulista, caiu nas semifinais da Copa do Brasil e também foi vice na Copa Sul-Americana.
Na Série A, apenas um ponto separa os times na tabela de classificação. O Atlético é o 7° colocado, com 51 pontos, enquanto o São Paulo é o 8°, com 50. A conquista de uma vaga na próxima edição da Libertadores é o único "remédio" possível para amenizar os efeitos de uma temporada dolorosa para ambos os clubes.
Neste cenário, o volante Jair garante que o Galo buscará o protagonismo do início ao fim no Morumbi. Ele espera que o time de Cuca coloque o que considerou como "identidade" em prática.
"Essa é a característica do Galo. Sempre foi. Um time que busca o gol o tempo todo, que não desiste nunca. Essa é a nossa característica, e isso a gente não pode perder. Nossa identidade. É isso que a gente tem que colocar em prática", afirmou.
O Atlético oscilou muito no 2° turno do Campeonato Brasileiro, mas vem confiante pela fundamental vitória alcançada na 34ª rodada. Ainda que tenha se complicado mais do que o esperado, o Alvinegro bateu o Juventude por 1 a 0 no Mineirão, em Belo Horizonte, com gol de Dodô.
Momento do São Paulo
Após a perda da Copa Sul-Americana para o Independiente del Valle, do Equador, o São Paulo vem em uma crescente. Desde então, foram seis jogos na Série A, com quatro vitórias, um empate e uma derrota. Já são quatro partidas de invencibilidade: empate com o Palmeiras (0 a 0) e vitórias sobre Coritiba (3 a 1), Juventude (2 a 1) e Atlético-GO (2 a 1).
No São Paulo, há a expectativa de que o zagueiro Arboleda retorne contra o Galo. Há cerca de quatro meses, o defensor passou por uma cirurgia para corrigir o rompimento de ligamentos do tornozelo. O meia Pablo Maia, que cumpriu suspensão contra o Atlético-GO, é outro que volta a ficar à disposição de Ceni.
Dúvidas e desfalques do Atlético
Na manhã da segunda-feira (31/10), o Atlético encerrou a preparação para enfrentar o São Paulo com uma atividade tática na Cidade do Galo, em Vespasiano. Os atacantes Keno e Eduardo Sasha, que haviam trabalhado com a fisioterapia após o jogo contra o Juventude, participaram normalmente.
Para o confronto direto com o Tricolor, o técnico Cuca não poderá contar com o meio-campista Nacho Fernández, suspenso. Zaracho aparece como o nome mais provável para substituí-lo. O DM segue com as presenças de Guilherme Arana, Igor Rabello e Hulk. Pedrinho iniciou transição, mas ainda não está disponível.
A lista de relacionados do Atlético também não tem o atacante Alan Kardec. Ele havia se recuperado de uma lombalgia, mas voltou a sentir dores na coluna e foi vetado da viagem para São Paulo.
FICHA TÉCNICA
São Paulo
Felipe Alves; Rafinha, Luizão, Léo e Reinaldo; Luan, Pablo Maia e Rodrigo Nestor; Patrick, Calleri e Luciano.
Técnico: Rogério Ceni
Atlético
Everson; Guga, Jemerson, Alonso e Dodô; Allan, Jair e Zaracho; Pavón (Ademir), Keno e Eduardo Sasha (Vargas).
Técnico: Cuca
Motivo: 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: terça-feira, 1° de novembro de 2022, às 21h30
Local: Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (FIFA-GO) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Wagner Reway (PB)
Transmissão: Premiere e tempo real do Superesportes