O Atlético aumentou suas chances de disputar a próxima Copa Libertadores. O Galo venceu o Juventude, por 1 a 0, nessa quinta-feira, no Mineirão, e rebaixou a equipe gaúcha no Campeonato Brasileiro.
Saiba mais
Com a vitória no Gigante da Pampulha, o Galo passou a ter 55,1% de probabilidade de disputar a próxima Copa Libertadores. Antes da vitória, o número era 45,9%. Os dados são do Departamento de Matemática da UFMG, que faz os cálculos baseados no Campeonato Brasileiro com G7.
De acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira, o Atlético agora tem mais possibilidade de disputar a próxima Libertadores do que o Athletico-PR (53,2%). O Furacão está à frente do Galo no Brasileirão - os dois times têm 51 pontos, mas o time paranaense venceu um jogo a mais.
O Furacão pode ainda garantir a vaga na próxima Copa Libertadores neste sábado. O Athletico-PR enfrenta o Flamengo, em Guayaquil, no Equador, na decisão do torneio continental.
Restam quatro rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. Na próxima rodada, o Galo enfrentará o São Paulo, em confronto direto pelo sétimo lugar. Em caso de vitória, o Tricolor vai ultrapassar o Atlético. Atualmente, a equipe paulista tem 38,4% de chance de ir à próxima Libertadores.
O cenário atual colocaria Athletico-PR e Atlético na fase eliminatória anterior aos grupos da Libertadores. Se o Furacão ganhar a Libertadores, não precisará disputar o mata-mata e aumentará o número de vagas para o Brasil no torneio continental.
Caso o Flamengo seja o campeão da Libertadores neste sábado, o Brasileirão passará a ter um G6 pela fase de grupos. Desta forma, Atlético e Furacão brigariam pela última vaga direta, sem precisar da classificação no mata-mata.