Emprestado pelo Atlético ao Juventude, o zagueiro Vitor Mendes, de 23 anos, tem futuro indefinido. O defensor tem contrato com o Galo até dezembro de 2024, e o clube mineiro possui 70% dos direitos econômicos do atleta.
Em setembro, a venda de Vitor Mendes ao Ludogorets, da Bulgária, foi cancelada por falta de documentação. O jogador não conseguiu o visto de trabalho a tempo de ser inscrito nas competições europeias.
Procurado pela reportagem, o Galo garantiu não ter novas propostas por Vitor Mendes. Ainda segundo uma fonte do clube mineiro, o jogador não teve retorno solicitado junto ao Juventude ao fim da temporada.
O futuro do zagueiro, portanto, é incerto. Com o time gaúcho na iminência de ser rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro, há pouca possibilidade de extensão do empréstimo.
Baixo aproveitamento no Atlético
Vitor Mendes foi um dos pilares do Juventude no Campeonato Brasileiro de 2021, quando a equipe jaconera conquistou a permanência na elite nacional. O zagueiro entrou em campo 45 vezes naquela temporada, contribuindo com três gols.
No início de 2022, Vitor foi reintegrado ao elenco do Atlético. Apesar disso, não conseguiu engatar uma sequência de atuações e foi novamente emprestado ao Juventude, depois de apenas três partidas pelo clube mineiro.
Em 2022, o jovem já entrou em campo 16 vezes pelo Ju, contribuindo com um tento. Na atual temporada, no entanto, os gaúchos fazem um péssimo Brasileirão e são os lanternas, com apenas 21 pontos em 32 jogos.
Com restrições financeiras para contratações ao fim da temporada, o Atlético tem Vitor Mendes como uma opção para a zaga em 2023. O clube mineiro deve perder o paraguaio Junior Alonso, que provavelmente retornará ao Krasnodar, da Rússia.