O Atlético viu sua chance de terminar a Série A do Campeonato Brasileiro no G6 cair após a derrota para o Flamengo e os resultados da 32ª rodada. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Galo tem apenas 17,8% de possibilidade de integrar o grupo dos seis melhores do Brasileirão em 2022.
No último sábado (15/10), o Atlético voltou a jogar mal e perdeu para os reservas do Flamengo por 1 a 0 no Maracanã, no Rio de Janeiro. Com o resultado, o Galo segue "empacado" na 7ª colocação da Série A, com 47 pontos - agora, a quatro de distância do Athletico-PR, que ocupa a 6ª posição.
A rodada só não foi pior em virtude das derrotas de América (para o Fortaleza) e Botafogo (para o Internacional), concorrentes por uma vaga na Copa Libertadores de 2023. Apesar disso, o Alvinegro viu o próprio Leão do Pici, que é o próximo adversário no Brasileiro, chegar ao 9° lugar, com 44 pontos, e se aproximar na tabela de classificação.
Originalmente, o G6 oferece vagas para a próxima edição da Libertadores - sendo quatro delas diretas para a fase de grupos. A tendência, no entanto, é que a zona classificatória se transforme em G8, já que o Flamengo (3° colocado) disputa a final da atual edição do torneio continental com
o Athletico-PR (6°) e a final da Copa do Brasil com o Corinthians (5°).
Na 33ª rodada rodada, o Atlético terá um confronto direto com o Fortaleza, às 20h da próxima segunda-feira (24/10), na Arena Castelão, na capital cearense. Em caso de derrota, o Galo será ultrapassado pelo Leão na tabela por conta do número de vitórias (13 a 12).
Mesmo em caso de vitória atleticana, não há possibilidade de alcançar o G6. Ainda assim, um triunfo garantiria o Alvinegro por mais uma rodada na 7ª posição.
O Atlético também precisará secar o rival América (8° lugar, com 45 pontos) na 33ª rodada. Os comandados do técnico Vagner Mancini receberão o Flamengo no Independência, em Belo Horizonte, às 19h do sábado (22/10).