O Atlético tem um objetivo claro até o fim da temporada 2022: garantir vaga na fase de grupos da próxima Copa Libertadores. Para isso, precisa subir posições no Campeonato Brasileiro. Após quebrar a série de resultados ruins, o time alvinegro tenta embalar na competição. Na noite deste domingo, a partir das 18h, o Galo recebe o Ceará, no Mineirão, em duelo válido pela 31ª rodada da Série A.
Na última rodada, o Atlético contou com tropeço de todos os concorrentes (do 2° ao 8°, só o Galo venceu). Desta forma, aumentou as chances de ir à próxima Copa Libertadores para 44,5%. A expectativa é por um resultado positivo neste domingo para ampliar as possibilidades.
O Atlético vem de duas vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro. Primeiro, bateu o Fluminense, por 2 a 0, e quebrou uma sequência de sete jogos sem vencer no Mineirão. Depois, superou o Santos, por 2 a 1, e findou o jejum de 13 anos na Vila Belmiro. Se vencer, o Alvinegro vai ultrapassar o Athletico-PR, que foi derrotado pelo Corinthians, nesse sábado, por 2 a 1.
O Ceará, por sua vez, vive péssimo momento no Brasileirão. Depois de três derrotas seguidas, ficou no empate com o Goiás, quando sofreu o empate nos acréscimos. O time está com dois pontos a mais que o Cuiabá, primeiro na zona de rebaixamento.
Atlético
O Atlético não terá Everson contra o Ceará. Ex-jogador do Vozão, o goleiro levou o terceiro cartão amarelo contra o Santos e desfalcará o Galo. Ele será substituído por Rafael.
Na lateral esquerda, Cuca pode optar por mudança. Rubens, que desfalcou a equipe contra o Santos por causa de uma virose, treinou normalmente e pode retomar o lugar na equipe. Dodô, titular contra o Santos, teve boa atuação na última partida e deixa uma dúvida na cabeça do treinador.
Na outra lateral, Mariano deve seguir fora em função de uma lesão no músculo posterior da coxa direita. Guga deve ser mantido na frente.
Novidade para o duelo será o atacante Keno, que cumpriu suspensão contra o Santos. Ele deve voltar ao time na vaga de Ademir. Desta forma, Pavón ficará na direita.
Ceará
O Ceará tem sete desfalques para o duelo contra o Atlético no Mineirão. A maioria por problemas físicos: o volante Rodrigo Lindoso, com tendinite no joelho; o zagueiro Messias, com lesão na panturrilha esquerda; o atacante Mateus Peixoto, com entorse no tornozelo; o goleiro Richard, com edema na coxa direita; e o zagueiro Lucas Ribeiro, que levou uma pancada no joelho no último jogo.
Além deles, o Vozão não contará com o meio-campista Vina, ex-Atlético. Ele foi expulso contra o Goiás. Já o atacante Mendoza, destaque da equipe na temporada, está fora por suspensão.
ATLÉTICO X CEARÁ
Atlético
Rafael; Guga, Jemerson, Alonso e Rubens (Dodô); Otávio, Allan e Zaracho; Pavón, Keno e Hulk
Técnico: Cuca
Ceará
João Ricardo; Lacerda, Luiz Otávio, Marcos Victor; Nino, Richardson, Richard Coelho, Guilherme Castilho, Victor Luis; Erick e Jô
Técnico: Lucho González
Motivo: 31ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão
Data e horário: domingo, 9 de outubro, às 18h
Transmissão: Premiere
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA/SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA/SP) e Daniel Luis Marques (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA/SP)