2

Resultados da 30ª rodada deixam Atlético mais perto da Libertadores

Vitória do Galo na Vila Belmiro quebrou jejum de 13 anos, e resultados de concorrentes na briga por vaga na Libertadores foram positivos para o time de Cuca

07/10/2022 09:15
compartilhe
Vitória diante do Santos e resultados de concorrentes deixaram Atlético mais próximo da Copa Libertadores
foto: Pedro Souza/Atlético

Vitória diante do Santos e resultados de concorrentes deixaram Atlético mais próximo da Copa Libertadores


O encerramento da 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro deixou o Atlético mais perto da Copa Libertadores de 2023. Do vice-líder ao oitavo colocado, o Galo foi o único time que venceu.
 
 

vitória sobre o Santos por 2 a 1, na última quarta-feira (5/10), foi positiva em vários sentidos. Os três pontos também tiveram significado especial pois encerraram um tabu de 13 anos sem triunfos do Atlético na Vila Belmiro, em Santos.

O resultado também encurtou a distância do Galo para o G6. Agora, com 46 pontos, o Galo se vê a apenas dois de distância do Athletico-PR, primeiro clube na zona classificatória para o torneio continental.

O Furacão empatou com o Fortaleza (1 a 1) na 38ª rodada. O 5° colocado Flamengo ficou no empate com o vice-líder Internacional (0 a 0). O Corinthians, 4° lugar, empatou com o Juventude (2 a 2). Por fim, o 3° colocado Fluminense foi derrotado pelo Atlético-GO (3 a 2).
 
 

Até a ameaça mais próxima do Atlético tropeçou. Nesta quinta-feira (6/10), o América levou gol nos acréscimos e foi derrotado pelo São Paulo por 2 a 1 no Independência, em Belo Horizonte. O Coelho é o 8° colocado, com 42 pontos, e agora se vê a quatro de distância do Galo.

Briga por vaga na Libertadores


Com o encerramento da rodada, as chances do Atlético de ir à Libertadores de 2023 cresceram consideravelmente. Agora, segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o clube mineiro tem 44,5% de chances de se classificar via G6.

O ponto-chave da disputa por um lugar na Libertadores é que os times do topo da tabela estão envolvidos nas finais de copas - o que aumenta a possibilidade de extensão do grupo classificatório via Brasileirão.

A final da Copa do Brasil será disputada entre Flamengo (5°) e Corinthians (4°), enquanto a decisão da atual edição da Libertadores tem Flamengo e Athletico-PR (6°) como finalistas. A depender dos resultados, o G6 da Série A pode se transformar, inclusive, em G8 - com seis vagas diretas para a fase de grupos do torneio continental.

Compartilhe