O Sevilla anunciou nesta quinta-feira (6/10) o substituto do técnico Julen Lopetegui, demitido na quarta após a derrota para o Borussia Dortmund na Liga dos Campeões. Trata-se do argentino Jorge Sampaoli, ex-Atlético – que acertou seu retorno ao clube espanhol e assinou contrato até 2024.
%uD83E%uDD1D Jorge Sampaoli, nuevo entrenador del #SevillaFC. %uD83D%uDD8A%uFE0F#WeareSevilla
Sampaoli é esperado ainda nesta quinta para comandar seu primeiro treino à frente da equipe rojiblanca. O time não vive bom momento no Campeonato Espanhol e ocupa a 17ª posição, com um ponto a mais que o Almería, que está na zona de rebaixamento. A equipe do Sevilla venceu apenas em uma das sete rodadas disputadas.
Passagem pelo Sevilla
Saiba mais
Em sua primeira passagem pelo clube espanhol, na temporada 2016/17, o argentino deixou o Sevilla na quarta posição da liga nacional.
Na época, ele foi responsável direto pela contratação do meia Paulo Henrique Ganso que, sem grandes atuações, acabou emprestado ao Amiens, da França, e, mais tarde, negociado com o Fluminense.
O último trabalho de Sampaoli foi no Olympique de Marselha, na última temporada. Por lá, fez boa campanha e terminou o Campeonato Francês na segunda colocação, atrás apenas do campeão Paris Saint-Germain, além de levar o clube à semifinal da Liga Conferência.
Ao longo da carreira, o técnico ainda soma passagens pela Universidad de Chile, seleções do Chile e da Argentina, além do destacável trabalho no futebol brasileiro, sob comando do Atlético e do Santos.
Passagem pelo Galo
Jorge Sampaoli chegou ao Atlético em março de 2020, logo após o time ser eliminado na Copa do Brasil pelo modesto Afogados. O técnico comandou o Galo em 45 jogos, todos eles sem torcida no estádio devido à pandemia de COVID-19.
Em fevereiro de 2021, Sampaoli – que tinha contrato até o final deste ano – pediu demissão para assinar com o Olympique de Marseille, da França.
Nas 45 partidas em que esteve à frente do alvinegro, o argentino somou 26 vitórias, nove empates e 10 derrotas. Sampaoli conquistou o Campeonato Mineiro de 2020 e garantiu a classificação direta do Atlético para a fase de grupos da Copa Libertadores 2021 ao terminar em terceiro lugar no Brasileiro de 2020 – a apenas três pontos do Flamengo, campeão.