O Atlético empatou por 1 a 1 com o Red Bull Bragantino nessa quarta-feira (7), no Mineirão, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time alvinegro chegou a seis partidas consecutivas sem vencer no Gigante da Pampulha, sequência negativa que não ocorria desde 2005, ano do rebaixamento à Série B.
O último triunfo atleticano em casa tem mais de dois meses. Em 5 de julho, o time, ainda comandado pelo técnico Antonio 'Turco' Mohamed, derrotou o Emelec por 1 a 0 no Mineirão, pelas oitavas de final da Copa Libertadores.
No período de jejum, são três empates, três derrotas, seis gols marcados e nove sofridos - um baixíssimo aproveitamento de 16,6% dos pontos disputados.
Os tropeços como mandante marcaram a eliminação para o Palmeiras nas quartas de final da Libertadores e a queda para a sétima posição na Série A, com 40 ponto.
Este ano, o aproveitamento do Atlético em casa por todas as competições é de 65,3%. No vitorioso 2021, que terminou com títulos do Mineiro, da Copa do Brasil e do Brasileiro, foram impressionantes 88,5%.
A comparação mais precisa do momento atual, porém, não é com o melhor ano da história alvinegra, e sim com o pior.
Na reta final do Brasileiro de 2005, o Atlético ficou seis jogos seguidos sem vencer em casa. A sequência começou com um empate com o Internacional e seguiu com derrotas para Paraná, Cruzeiro, Fortaleza, Palmeiras e Goiás.
De lá para cá, o Atlético não tinha repetido a série de seis jogos sem vencer em casa. Em 2016 (duas derrotas e três empates) e 2017 (quatro derrotas e um empate), viveu jejum de cinco partidas como mandante.
A próxima partida em casa será somente em 28 de setembro, uma quarta-feira. A equipe do técnico Cuca receberá o Palmeiras, no Mineirão, a partir das 21h45, pela 28ª rodada da Série A.
O 'jejum' do Atlético como mandante
Atlético 0 x 0 São Paulo (Campeonato Brasileiro)
Atlético 1 x 2 Corinthians (Campeonato Brasileiro)
Atlético 2 x 2 Palmeiras (Copa Libertadores)
Atlético 2 x 3 Athletico-PR (Campeonato Brasileiro)
Atlético 0 x 1 Goiás (Campeonato Brasileiro)
Atlético 1 x 1 Red Bull Bragantino (Campeonato Brasileiro)