2

Missão Libertadores: Atlético recebe o RB Bragantino por embalo na Série A

Em tarde de feriado nacional, Galo receberá o Massa Bruta no Mineirão, em Belo Horizonte; expectativa é criar sequência de vitórias por vaga na Libertadores

07/09/2022 05:00 / atualizado em 06/09/2022 18:57
compartilhe
Desfalque diante do Atlético-GO, Allan deve voltar ao time titular do Atlético contra o RB Bragantino
foto: Pedro Souza/Atlético

Desfalque diante do Atlético-GO, Allan deve voltar ao time titular do Atlético contra o RB Bragantino


O foco é absoluto em uma vaga na Copa Libertadores de 2023. Para manter o embalo após a vitória sobre o Atlético-GO, o Atlético recebe o RB Bragantino, às 17h desta quarta-feira (7/9), no Mineirão, em Belo Horizonte. A partida será válida pela 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.


No último domingo (4/9), no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, o Atlético cresceu de produtividade ao longo da partida e conquistou importantes três pontos diante do xará goianiense, vencendo por 2 a 0 com gols de Keno e Hulk.

Com o resultado, o Galo se manteve na 7ª posição, mas chegou aos 39 pontos. Ainda que o time de Cuca esteja a três pontos de Fluminense (5°) e Athletico-PR (6°), um novo triunfo diante do Braga não seria suficiente para levar a equipe ao G6, já que os concorrentes citados têm duas vitórias a mais (12 a 10).

No cenário atual, segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Atlético tem 37,8% de chances de terminar a competição no G6 e 59,7% de se classificar para a Sul-Americana. A tendência, porém, é que as contas mudem, porque o número de vagas brasileiras na Libertadores deve aumentar.

Atlético quer recuperar força no Mineirão


Diante da equipe paulista, o Atlético também busca a quebra de um jejum que incomoda os torcedores na Série A do Campeonato Brasileiro. Isso porque o Galo não vence em casa pela competição nacional desde o fim de junho.

A última vitória do Atlético em Belo Horizonte, pelo Brasileirão, ocorreu no dia 25 de junho. Na ocasião, ainda sob o comando do técnico "El Turco" Mohamed, o Galo buscou uma virada eletrizante diante do Fortaleza, por 3 a 2, nos minutos finais.

De lá para cá, pela Série A, houve um empate e três derrotas alvinegras no Mineirão. O time de Cuca também jogou na capital mineira contra o América, mas como visitante, no Independência, e empatou em 1 a 1.


Na sequência negativa, inicialmente, o Atlético empatou em 0 a 0 com o São Paulo. Depois, sofreu derrota para o Corinthians, de virada (2 a 1), sob o comando do interino Lucas Gonçalves.

Em seguida, já com Cuca, outros dois reveses. Primeiro, em nova virada sofrida diante do Athletico-PR (3 a 2). Depois, para o Goiás (1 a 0). Nesta última ocasião, o time mineiro saiu de campo vaiado por boa parte da torcida que compareceu ao Gigante da Pampulha.

Após reencontrar o caminho das vitórias com triunfo sobre o Atlético-GO, o Galo quer "fazer as pazes" com o torcedor no Mineirão. O desempenho como mandante no Brasileiro de 2022 deixa o quase imbatível time de 2021 como memória distante: até então, foram cinco vitórias, três empates e quatro derrotas em BH - com 18 pontos conquistados e apenas 50% de aproveitamento.

Momento do RB Bragantino


RB Bragantino não vence há cinco jogos na Série A do Campeonato Brasileiro. Nesse período, o Massa Bruta empatou duas vezes e foi derrotado em três partidas.

A última vitória do Braga no Brasileirão aconteceu há mais de um mês. No dia 31 de julho, os comandados de Maurício Barbieri superaram o Juventude no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, por 1 a 0. Helinho marcou o gol da vitória na 20ª rodada.

De lá para cá, as coisas desandaram. O Massa Bruta perdeu para o Atlético-GO fora (2 a 1), perdeu para o São Paulo fora (3 a 0) e empatou com o Ceará em casa (1 a 1). Em novos jogos contra times paulistas, a equipe de Barbieri foi superada pelo Corinthians fora (1 a 0) e empatou com o Palmeiras em casa (2 a 2).


"Independente da fase que o time adversário se encontra, quando eles vêm jogar contra a gente, as circunstâncias mudam. O ânimo deles pode aumentar. Vai ser um jogo extremamente difícil. A gente tem que se impor dentro de casa, com segurança", projetou Eduardo Sasha, do Atlético.

A equipe de Bragança tem dois desfalques para enfrentar o Galo. O primeiro deles é o lateral-esquerdo Luan Cândido, que recebeu o terceiro cartão amarelo na 25ª rodada e cumprirá suspensão automática. O outro é o meia-atacante Hyoran, que pertence ao Atlético e está cedido ao clube paulista por empréstimo - com cláusula que o impede de atuar contra o Alvinegro.

Quem jogará no Atlético?


Em relação ao time que venceu o Atlético-GO, o Galo certamente terá mudanças. A começar pelo desfalque de peso do atacante Hulk, que teve pequena lesão muscular constatada na panturrilha esquerda e está em tratamento com a fisioterapia do clube mineiro.

Hulk se une ao zagueiro Igor Rabello, ao volante Otávio e ao meia-atacante Pedrinho no departamento médico do Atlético. Destes nomes, Rabello e Pedrinho só devem voltar a atuar em 2023.

Por outro lado, o técnico Cuca conta com os importantes retornos do zagueiro Junior Alonso e do volante Allan, que cumpriram suspensão automática diante do Dragão. A dupla deve retornar ao time titular.

A principal dúvida na escalação do Galo está no ataque. Keno e Eduardo Sasha devem se manter entre os titulares, enquanto Ademir, Pavón e Alan Kardec são os mais cotados para a terceira vaga. Caso Ademir ou Pavón sejam acionados, a tendência é que Sasha ocupe uma função mais centralizada.

FICHA TÉCNICA


Atlético

Everson; Mariano, Nathan Silva (Réver), Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair e Zaracho; Keno, Eduardo Sasha e Ademir (Alan Kardec ou Pavón).
Técnico: Cuca

RB Bragantino

Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Natan e Ramon; Raul, Lucas Evangelista e Eric Ramires; Artur, Helinho (Carlos Eduardo) e Alerrandro.
Técnico: Maurício Barbieri

Motivo: 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: quarta-feira, 7 de setembro de 2022, às 17h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte

Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: José Eduardo Calza (RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Transmissão: Premiere, Globoplay e tempo real do Superesportes

Compartilhe