Eliminado das copas, o Atlético se vê com um calendário menos apertado no restante da temporada. Neste mês de setembro, por exemplo, o Galo terá muitos dias de treinos e poucos jogos pela Série A do Campeonato Brasileiro. A equipe de Cuca ocupa a 7ª colocação na competição nacional, com 36 pontos, e se vê a três de distância do Athletico-PR - primeiro clube no G6.
Serão apenas quatro compromissos pelo Brasileirão, e 26 datas vagas no calendário. Considerando os dias de folga que devem ser cedidos aos atletas, o Atlético deve ter pelo menos três semanas de atividades na Cidade do Galo.
Os jogos serão contra Atlético-GO (19°), RB Bragantino (11°), Avaí (18°) e Palmeiras (1°), nesta ordem. Desses times, três estão abaixo do Atlético na tabela de classificação. Oportunidade para que os comandados de Cuca melhorem o aproveitamento e alcancem o G6 em busca da vaga na Libertadores.
Na terceira "era Cuca", no Campeonato Brasileiro, o Atlético tem aproveitamento inferior ao de times do Z4 (apenas 26,6%). Além do desempenho ruim, o Galo também tem observado o crescimento dos concorrentes na briga pela Libertadores. O rendimento alvinegro é o pior entre os 12 primeiros colocados da Série A, considerando apenas as dez últimas rodadas.
Com muitos dias de treino, o Atlético espera reverter esse cenário e engatar uma sequência de vitórias. Em setembro, dois jogos serão realizados no Mineirão, onde o time construiu uma campanha praticamente impecável em 2021, mas vem oscilando na atual temporada, com apenas 50% de aproveitamento.
Jogos do Atlético em setembro
- 04/09 - Atlético-GO x Atlético - Estádio Antônio Accioly, em Goiânia
- 07/09 - Atlético x RB Bragantino - Mineirão, em Belo Horizonte
- 17/09 - Avaí x Atlético - Ressacada, em Florianópolis
- 28/09 - Atlético x Palmeiras - Mineirão, em Belo Horizonte