Eliminado das copas, restou ao Atlético lutar no Campeonato Brasileiro. O Alvinegro, no entanto, está 13 pontos atrás do líder Palmeiras. Com chances irrisórias de conquistar o título, o Galo aposta tudo para fechar a competição entre os primeiros e garantir uma vaga na próxima Copa Libertadores.
E o Alvinegro tem um bom exemplo para dar a volta por cima. No ano passado, o Atlético foi eliminado na semifinal da Copa Libertadores pelo Palmeiras, no Mineirão. O Galo, no entanto, não se abateu, deu a volta por cima e conquistou o título brasileiro e da Copa do Brasil.
Um dos jogos mais marcantes daquela campanha foi a vitória sobre o Internacional, por 1 a 0, no Mineirão, logo depois da queda para o Palmeiras. O técnico Cuca tratou aquele resultado como fundamental, pois não deixou a confiança da equipe ser abalada.
O Atlético espera dar a volta por cima imediatamente. Afinal de contas, o clube trata a vaga na próxima Copa Libertadores como obrigação. No próximo ano, o Galo vai inaugurar a Arena MRV, seu novo estádio, e deseja disputar o torneio continental em sua casa. A expectativa é por uma temporada melhor em 2023.
"O impacto esportivo não era o que planejamos, dentro do que projetamos para 2022. Era chegar na final da Libertadores e o mais longe possível da Copa do Brasil. Lamentavelmente, não fomos competentes. Cabe a nós juntamos as forças para, através do Brasileiro, abrir uma temporada para 2023, para abrir esperança para títulos no ano que vem", disse Rodrigo Caetano, diretor de futebol do Atlético.
Tudo passa por dar a volta por cima no Campeonato Brasileiro. O Galo visita o Coritiba no domingo, às 11h, no Couto Pereira, pela 22ª rodada da competição. O time tentará quebrar a série de seis jogos sem vencer para seguir no sonho por voos maiores no ano.