Após um 2021 mágico - considerado por muitos o maior da história do clube -, o Atlético vive uma temporada que pode terminar sem nenhum título de grande expressão. Eliminado nessa quarta-feira (11/8) pelo Palmeiras nas quartas de final da Copa Libertadores, o Galo agora só tem pela frente jogos do Campeonato Brasileiro até o fim de 2022.
Saiba mais
O problema é que a briga pelo título nacional não está nada perto. O Atlético é só o sétimo colocado do Brasileirão, com 32 pontos - 13 a menos que o líder Palmeiras.
O cálculo feito pelo técnico Cuca é que o Galo precisa ganhar 15 dos 17 jogos restantes - e ainda torcer por tropeços dos rivais que estão à frente da tabela. Cenário improvável, especialmente por conta do desempenho irregular do time.
O Atlético tem apenas 0,29% de chances de conquistar o tricampeonato brasileiro, de acordo com cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
São seis times com mais chances: Palmeiras (65%), Fluminense (10,3%), Corinthians (10,3%), Athletico-PR (6,7%), Flamengo (6,2%) e Internacional (0,65%).
Se o título parece missão quase impossível, o Galo de Cuca precisa, pelo menos, buscar uma vaga na próxima Copa Libertadores. Afinal, 2023 será o ano da inauguração da Arena MRV - e o planejamento da diretoria é ter o time nas principais competições.
O próximo jogo do Atlético pelo Brasileiro é neste domingo (14), às 11h, contra o Coritiba, no Couto Pereira, pela 22ª rodada.
"Está longe da gente a liderança, mas nós agora temos que pensar jogo a jogo a partir de domingo lá em Curitiba, buscar vitórias e acabar da melhor maneira possível o Campeonato Brasileiro", disse o técnico Cuca.
"O Galo tem um ano que vem maravilhoso, tem a inauguração de um estádio, que é um sonho para todos. E não pode ficar fora da Libertadores na realização desse sonho. É obrigação chegar. Entre os primeiros, é obrigação chegar", completou.