
Atlético vem de seis vitórias consecutivas e um título sobre o Athletico-PR, próximo rival
"Freguesia": a expressão popular do comércio informal também é utilizada no futebol quando uma equipe perde muitos jogos para um determinado adversário. O termo se encaixa no retrospecto recente do Atlético contra o Athletico-PR, já que o Galo vem de seis vitórias consecutivas - e até um título - sobre o Furacão, próximo rival no Campeonato Brasileiro.
De lá para cá, os mineiros foram soberanos. Em seis confrontos, foram seis vitórias, com 11 gols marcados e apenas um sofrido.
Vitórias do Atlético sobre o Athletico-PR
A sequência começou ainda no Brasileirão de 2020. No segundo turno, o Atlético "deu o troco" no Athletico e, na 25ª rodada, venceu por 1 a 0 na Arena da Baixada, em Curitiba.
Em 2021, foram quatro encontros. Na Série A, pelas rodadas 14 e 33, o Galo venceu, respectivamente, por 2 a 0 no Mineirão e por 1 a 0 na Baixada - em confronto que aproximou o Alvinegro do bicampeonato nacional.
Posteriormente, em dezembro de 2021, as equipes viriam a medir forças na grande final da Copa do Brasil. No duelo de ida, no Gigante da Pampulha, houve um verdadeiro "passeio" dos mineiros: 4 a 0 e "uma mão na taça".
No jogo de volta, o Atlético voltou a vencer. Com grande presença de atleticanos em Curitiba, o Galo venceu por 2 a 1 na Baixada e conquistou o bi da Copa do Brasil.
Em 2022, a superioridade segue se fazendo valer. No primeiro encontro do ano entre as equipes, ainda na 2ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Alvinegro triunfou por 1 a 0, no Sul do país, com golaço de Matías Zaracho.
Neste domingo (7/8), as equipes voltarão a se enfrentar no Gigante da Pampulha, às 19h. O duelo será válido pela 21ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro e vale a reabilitação do Atlético, que é o 7° colocado, com 32 pontos - a dez de distância do líder Palmeiras.