Cuca vê Atlético com defesa sólida, mas espera evolução do ataque
O elenco segue forte, mas o futebol apresentado pelo Atlético, nitidamente, caiu sob o comando do técnico "El Turco" Mohamed. Quais são as mudanças mais urgentes no comportamento da equipe? Quem respondeu à pergunta foi o recém-contratado Cuca, apresentado oficialmente pelo Galo nesta terça-feira (26).
No fim do ano passado, o Atlético emprestou Alan Franco ao Charlotte FC. Ele está no Talleres, da Argentina. - foto: Divulgação/AtléticoAtacante Ademir foi contratado pelo Atlético após o fim do vínculo com o América. - foto: Divulgação/AtléticoMeio-campista Guilherme Castilho voltou de empréstimo do Juventude. Clube deseja vender o jogador em definitivo nesta janela de transferências. - foto: Pedro Souza/AtléticoMeia Nathan foi emprestado ao Fluminense no início deste ano. - foto: Divulgação/AtléticoAtacante Fábio Gomes foi contratado no início deste ano. - foto: Divulgação/AtléticoAtacante Diego Costa rescindiu com o Atlético no início deste ano. - foto: Divulgação/AtléticoMeia Hyoran foi emprestado ao Bragantino em janeiro. - foto: Divulgação/AtléticoVolante Otávio foi emprestado ao Atlético em fevereiro pelo Bordeaux, da França. Ele já assinou em definitivo com o Alvinegro. - foto: Divulgação/AtléticoVolante Tchê Tchê rescindiu com o Atlético em abril para assinar em definitivo com o Botafogo. - foto: Divulgação/AtléticoAtacante Luis Otávio Echaporã foi emprestado para a Ponte Preta em abril. - foto: Divulgação/AtléticoZagueiro Micael foi emprestado ao Houston Dynamo, dos Estados Unidos, em abril. - foto: Divulgação/AtléticoMeia Dylan foi vendido ao New England Revolution, dos Estados Unidos, em abril. - foto: Divulgação/AtléticoAtacante Savarino foi vendido ao Real Salt Lake, dos Estados Unidos, em abril. - foto: Divulgação/AtléticoSem clube desde que deixou o Metz, da França, zagueiro Jemerson foi contratado pelo Atlético em junho. - foto: Divulgação/AtléticoSem clube desde que deixou o Shenzen FC, da China, atacante Alan Kardec assinou pelo Atlético em junho. - foto: Divulgação/AtléticoEmprestado pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, meia-atacante Pedrinho assinou pelo Atlético em junho. - foto: Divulgação/AtléticoNo fim de junho, jovem atacante Sávio foi vendido ao Grupo City. Ele foi repassado ao PSV, da Holanda. - foto: Divulgação/AtléticoSem clube após o fim do contrato com o Boca Juniors, da Argentina, atacante Cristian Pavón assinou pelo Atlético em julho. - foto: Divulgação/Atlético
Cuca acredita que a necessidade mais evidente do Atlético é a evolução do desempenho ofensivo. Na avaliação do treinador, o equilíbrio tático é responsável direto por bons resultados.
"Jogo a jogo. O Galo hoje tem uma defesa sólida, segunda ou terceira melhor, se não me engano. Podemos melhorar um pouco na parte da frente, mas é buscar o equilíbrio. Sempre que você busca isso, você fica próximo dos bons resultados. Domingo (contra o Corinthians) era um grande jogo. O time teve as oportunidades de fazer o segundo e acabou tomando, porque jogou com outra grande equipe, que tem grandes jogadores. Isso tudo tem que ser levado em consideração", analisou.
"Eu tenho, no meio dessas competições, três ou quatro semanas livres. São fundamentais para trabalhar. Sem tempo, fica reduzido para vídeos. Na prática é diferente, você para, corrige, arruma como você quer. Nesse tempo, eu pretendo pôr em prática as ideias para deixar uma equipe bem consistente", completou.
Qual o prazo para as mudanças no Atlético?
Em 2021, ainda no início da temporada, Cuca pediu dez dias "de paciência" aos torcedores do Atlético para que a equipe funcionasse da forma como gostaria - e cumpriu. Já em sua terceira passagem pelo Galo, o treinador prefere não estipular um prazo, mas acredita ter "vantagem" por já conhecer as características de 80% do elenco.
"Eu não tenho um prazo para saber quanto tempo vai precisar, porque não sei o que vamos apresentar no primeiro jogo. Vamos esperar. Vamos trabalhar bem, colocar as ideias em prática, ver a aceitação do elenco. Eu tenho que respeitar a característica de cada jogador. Essa é uma vantagem que eu tenho aqui: já conheço a característica de 80% do elenco, o que eles podem fazer. Esse é um grande passo que a gente já tem, que ano passado eu não tinha. Quem sabe, as coisas serão mais rápidas", projetou.
A reestreia de Cuca no comando técnico do Atlético ocorrerá às 16h do domingo (31), diante do Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre. A partida será válida pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.