O Atlético visitou, nesta terça-feira (19), a sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Assunção, para tentar reconhecer os títulos da Copa Conmebol como Sul-Americana. Além dos dirigentes do Galo, compareceram à reunião representantes brasileiros de São Paulo, Santos e Botafogo; e os argentinos de Rosário Central, Talleres e Lanús.
La CONMEBOL recibió oficialmente el pedido de los siete equipos ganadores de la Copa CONMEBOL, que desean la misma cantidad de puntos en el ranking anual de clubes, como campeones de la CONMEBOL @Sudamericana. pic.twitter.com/GgoIRUlHQc
%u2014 CONMEBOL.com (@CONMEBOL) July 19, 2022
"Levamos o ofício pedindo que esses títulos fossem reconhecidos como Copa Sul-Americana, e que eles tivessem o mesmo peso no 'ranqueamento'. O presidente da Conmebol viu com bons olhos. Irá levar o pleito ao conselho de clubes. Estamos muito otimistas, pensamos que o conselho de clubes irá referendar. Tudo deve se resolver até o fim de agosto", disse Sérgio Coelho para a Rádio Itatiaia.
Os representantes do Atlético que viajaram ao Paraguai foram o presidente Sérgio Coelho; o vice José Murilo Procópio; o membro do órgão colegiado, Ricardo Guimarães; o diretor de futebol Rodrigo Caetano; o diretor de comunicações André Lamounier; e o presidente da Federação Mineira de Futebol, Adriano Aro.
Os títulos
A equipe mineira é a única bicampeã da competição que antecedeu a criação da Sul-Americana. A Copa Conmebol foi disputada entre 1992 e 1999. Além do Galo, Botafogo (1993), Lanús (1996), Rosário Central (1995), Santos (1998), São Paulo (1994) e Talleres (1999) conquistaram o torneio. Em 2002, após dois anos sem a disputa da Copa Conmebol, foi criada a Sul-Americana.
Em 1992, o Atlético conquistou o primeiro título continental em final disputada contra o Olimpia, do Paraguai, na edição inaugural do torneio. Depois, em 1997, derrotou o Lanús, da Argentina, na decisão.
O clube alvinegro voltou a ganhar uma taça internacional em 2013, com a Copa Libertadores também sobre o Olimpia. Em 2014, venceu a Recopa Sul-Americana diante do mesmo Lanús.
Nesta temporada, o Atlético busca o quinto título continental. O time mineiro está vivo na Copa Libertadores da América e enfrenta o Palmeiras, nos dias 3 e 10 de agosto, pelas quartas de final do torneio mais importante do continente.