Próximo adversário do Atlético na Série A do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza vive uma temporada de altos e baixos. Nesse cenário, o Leão do Pici esboça uma reação após fase ruim e resultados oscilantes nas última semanas.
Saiba mais
O Fortaleza teve um ótimo início em 2022. Os comandados de Vojvoda sagraram-se campeões da Copa do Nordeste e do Campeonato Cearense. No entanto, o início do Campeonato Brasileiro deixou a desejar.
O Leão concilia a disputa da Série A com a da Copa Libertadores da América e a da Copa do Brasil. No torneio continental, faz campanha histórica e avançou num grupo com River Plate (Argentina), Colo-Colo (Chile) e Alianza Lima (Peru). O time nordestino enfrentará o tetracampeão Estudiantes (Argentina) nas oitavas de final.
No Campeonato Brasileiro, no entanto, a campanha do Fortaleza vai muito abaixo das expectativas. O Leão do Pici é o vice-lanterna, com apenas 10 pontos em 13 jogos - em trajetória que já teve duas vitórias, quatro empates e sete derrotas.
Após concretizar a classificação na fase de grupos da Copa Libertadores, com vitória emocionante sobre o Colo-Colo no Chile, o Fortaleza oscilou. Primeiro, em dois jogos como mandante, empatou com o Juventude (1 a 1) e perdeu o clássico para o Ceará (2 a 0). Depois, venceu o Flamengo fora (2 a 1).
Mesmo com a vitória sobre o Rubro-Negro no Maracanã, a equipe de Vojvoda seguiu oscilando. Houve empates com Goiás (1 a 1) e Athletico-PR (0 a 0) em casa, seguidos de uma derrota para o Avaí (3 a 2) fora.
O início da reação do Fortaleza se deu justamente contra o América, rival do Atlético. Na Arena Castelão, o Leão do Pici bateu o Coelho por 1 a 0 pela 13ª rodada do Brasileirão.
Assim como o Fortaleza, o Atlético vinha sendo pressionado por maus resultados. No entanto, com duas vitórias sobre o Flamengo - uma pelo Campeonato Brasileiro e uma pela Copa do Brasil -, o Galo demonstrou reação e aliviou as cobranças.
Atlético e Fortaleza se enfrentam às 21h deste sábado (25), no Mineirão, em Belo Horizonte. O jogo é válido pela 14ª rodada do Brasileirão e representa uma oportunidade para que o Galo (4° colocado, com 21 pontos) encurte a distância para o Palmeiras (líder, com 28).