O Atlético está a um passo de fazer história na Copa Libertadores. Se não perder para o Independiente Del Valle-EQU nesta quinta-feira, o time alvinegro superará o recorde de invencibilidade da competição sul-americana (veja na galeria abaixo).
Os peruanos foram os primeiros que conseguiram a marca. Nas edições de 1962, 1968 e 1969, o Sporting Cristal acumulou oito vitórias e nove empates.
Na trajetória, enfrentou equipes tradicionais, como Racing (vitória por 2 a 1 em casa, quando a série se iniciou), Peñarol (dois empates) e Universidad Católica (triunfo por 2 a 0 no Peru). A série foi quebrada na primeira fase de 1969, quando o Santiago Wanderers venceu por 2 a 0 no Chile.
Depois, o Flamengo
O Flamengo chegou aos 17 jogos sem perder com partidas disputadas em 2020 e 2021. No período, acumulou 12 vitórias e cinco empates em sequência. É o melhor desempenho dentre os três recordistas.
A invencibilidade caiu justamente na final da última edição, quando o time rubro-negro foi derrotado por 2 a 1 pelo Palmeiras na prorrogação.
A chance do Atlético
O Galo iniciou a sequência em 2019 e tem dez vitórias e sete empates. O time alvinegro pode se isolar como recordista de invencibilidade nesta quinta-feira, quando encara o Independiente Del Valle-EQU, pela quinta rodada do Grupo D. As equipes se enfrentam a partir das 19h, no Mineirão.
Em 2019, o Atlético já estava eliminado na fase de grupos da Libertadores quando visitou o Zamora-VEN na Venezuela. A vitória de virada por 2 a 1 classificou o time alvinegro à Copa Sul-Americana e deu início à série invicta.
Fora do torneio em 2020, o Galo voltou a disputar a competição em 2021. E teve uma campanha quase irretocável. Dono do melhor aproveitamento na fase de grupos, eliminou os tradicionais Boca Juniors e River Plate nas oitavas e nas quartas de final, respectivamente.
Depois, enfrentou o Palmeiras. No jogo de ida, empatou por 0 a 0 no Allianz Parque. Na volta, ficou no 1 a 1 no Mineirão e foi eliminado por ter levado gol como mandante.
Neste ano, iniciou o Grupo D com duas vitórias (2 a 0 sobre o Deportes Tolima-COL e 2 a 1 diante do América) e dois empates (1 a 1 com o América e 1 a 1 com o Del Valle-EQU). Agora, tenta se isolar como recordista.
Corinthians, River, Cruzeiro e mais
A lista das maiores invencibilidades da história da Libertadores ainda tem Corinthians (16 jogos), América de Cali (15), Cruzeiro, Newell's Old Boys e River Plate (todos com 14). De todos, apenas o Corinthians (2012) e o River Plate (2018) foram campeões em meio à sequência invicta.