Alonso é ídolo da torcida do Atlético e ficará no clube até o fim da temporada
Ídolo da torcida do Atlético, o zagueiro Junior Alonso atingiu uma importante marca no empate com o Bragantino por 1 a 1, nessa quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro. O paraguaio chegou aos 100 jogos, se tornando o oitavo estrangeiro a atingir a marca com a camisa do Galo - veja a lista abaixo.
O meia equatoriano Cazares é o estrangeiro com mais jogos pelo Atlético. Foram 205 jogos e 41 gols - segundo maior artilheiro de outro país na história do Galo. Ele ficou no clube entre 2016 e 2020. - foto: Divulgação/AtléticoO lateral uruguaio Carlos Cincunegui fez 194 jogos pelo Atlético e marcou um gol. Ele atuou pelo Galo entre 1968 e 1973. - foto: Arquivo/Estado de MinasO zagueiro italiano Benito Fantoni fez 185 jogos pelo Galo e marcou um gol. Ele jogou no Atlético entre 1956 e 1960. - foto: Arquivo/Estado de MinasO meia venezuelano Rómulo Otero fez 135 jogos e marcou 26 gols pelo Atlético. Ele é o terceiro estrangeiro com mais gols pelo clube. Ele atuou pelo Galo entre 2016 e 2020. - foto: Divulgação/AtléticoO meia argentino Jesús Dátolo fez 127 jogos e 18 gols pelo Atlético. Ele atuou no clube entre 2013 e 2016. - foto: Divulgação/AtléticoO argentino Lucas Pratto é o maior artilheiro estrangeiro da história do Atlético, com 42 gols marcados em 107 jogos. Ele ficou no Galo entre 2015 e 2017. - foto: Divulgação/AtléticoO goleiro Miguel Ortiz marcou época no Atlético. Em 100 jogos, sofreu 67 gols, mas marcou sete, todos de pênalti. Ele ficou no Galo entre 1976 e 1977. - foto: Divulgação/AtléticoO zagueiro paraguaio Junior Alonso completou 100 jogos pelo Atlético no empate com o Bragantino por 1 a 1. Desde 2020 no Galo, ele tem dois gols marcados pelo clube. - foto: Divulgação/Atlético
A pedido de Jorge Sampaoli, a primeira contratação de Alonso foi anunciada em 2 de julho de 2020, vindo do Lille, da França. À época, o Atlético desembolsou cerca de 3 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões àquela altura) para contratá-lo.
O zagueiro rapidamente caiu nas graças da torcida. Seguro defensivamente e com boa técnica para construir jogadas, se tornou titular absoluto. Em 2021, foi um dos pilares do time que encerrou o ano com os títulos do Campeonato Mineiro, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.
Após a temporada mais vitoriosa de sua história, o Galo concretizou a venda do zagueiro para o Krasnodar, da Rússia, por R$ 47 milhões. A guerra entre o país da Eurásia e a Ucrânia, no entanto, ocasionou na paralisação dos campeonatos de futebol locais.
Impossibilitado de atuar, Junior Alonso acompanhou o interesse do Atlético em recontratá-lo - desta vez, por empréstimo - desde o primeiro momento. Com contrato suspenso na Rússia, a negociação se concretizou, e o zagueiro retornou ao Atlético com vínculo até o fim de 2022.
Em 100 jogos com a camisa alvinegra, Alonso marcou dois gols e ofereceu cinco assistências. Apelidado de "xerife" por parte dos torcedores, o defensor paraguaio já escreveu seu nome na história do clube e tem a Copa Libertadores como grande obsessão para o ano de 2022.
Com mais de 25% dos votos, Manto da Massa produzido pelo atleticano Will Rios venceu o terceiro concurso da já muito popular camisa do Atlético. Modelo é comercializado com exclusividade, inicialmente, para sócios-torcedores. - foto: Divulgação/Will RiosCom mais de 25% dos votos, Manto da Massa produzido pelo atleticano Will Rios venceu o terceiro concurso da já muito popular camisa do Atlético. Modelo é comercializado com exclusividade, inicialmente, para sócios-torcedores. - foto: Divulgação/Will RiosCom mais de 25% dos votos, Manto da Massa produzido pelo atleticano Will Rios venceu o terceiro concurso da já muito popular camisa do Atlético. Modelo é comercializado com exclusividade, inicialmente, para sócios-torcedores. - foto: Divulgação/Will RiosCom mais de 25% dos votos, Manto da Massa produzido pelo atleticano Will Rios venceu o terceiro concurso da já muito popular camisa do Atlético. Modelo é comercializado com exclusividade, inicialmente, para sócios-torcedores. - foto: Divulgação/Will RiosCom mais de 25% dos votos, Manto da Massa produzido pelo atleticano Will Rios venceu o terceiro concurso da já muito popular camisa do Atlético. Modelo é comercializado com exclusividade, inicialmente, para sócios-torcedores. - foto: Divulgação/Will RiosCom mais de 25% dos votos, Manto da Massa produzido pelo atleticano Will Rios venceu o terceiro concurso da já muito popular camisa do Atlético. Modelo é comercializado com exclusividade, inicialmente, para sócios-torcedores. - foto: Divulgação/Will RiosCom mais de 25% dos votos, Manto da Massa produzido pelo atleticano Will Rios venceu o terceiro concurso da já muito popular camisa do Atlético. Modelo é comercializado com exclusividade, inicialmente, para sócios-torcedores. - foto: Divulgação/Will RiosCom mais de 25% dos votos, Manto da Massa produzido pelo atleticano Will Rios venceu o terceiro concurso da já muito popular camisa do Atlético. Modelo é comercializado com exclusividade, inicialmente, para sócios-torcedores. - foto: Divulgação/Will RiosCom mais de 25% dos votos, Manto da Massa produzido pelo atleticano Will Rios venceu o terceiro concurso da já muito popular camisa do Atlético. Modelo é comercializado com exclusividade, inicialmente, para sócios-torcedores. - foto: Divulgação/Will Rios