Com poucas oportunidades no elenco profissional do Atlético, o zagueiro Micael foi emprestado ao Houston Dynamo, dos Estados Unidos. No acordo pela cessão, o Galo ampliou o contrato do jogador de 21 anos e estabeleceu opção de compra dos direitos econômicos do atleta para a equipe de disputa a Major League Soccer (MLS).
Os valores e o período do empréstimo de Michael ao Houston Dynamo não foram divulgados. A transferência do defensor foi noticiada pelo jornalista Matheus Mandy e confirmada pelo Superesportes com fontes ligadas à negociação.
Destaque na categoria sub-20, com 50 partidas disputadas, Micael teve pouco espaço entre os profissionais do Atlético desde a promoção. Em 2021, o zagueiro integrou o elenco vencedor do Triplete Alvinegro, com os títulos do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
Pelo time profissional do Atlético, Micael esteve em campo apenas duas vezes. No ano passado, foi titular na derrota por 4 a 3 para o Grêmio, em Porto Alegre, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Neste ano, substituiu o meio-campista Calebe na goleada do Galo sobre o Uberlândia, pelo Estadual.
No grupo atleticano, Micael tinha concorrência dos experientes zagueiros Réver, Diego Godín e Junior Alonso, além de Nathan Silva, Vitor Mendes e Igor Rabello.