Alonso volta a atuar após quase 2 meses e pode reforçar o Atlético na final
Zagueiro entrou em campo nessa terça-feira pelo Paraguai e adquiriu ritmo de jogo para o clássico contra o Cruzeiro, pela decisão do Campeonato Mineiro
Após quase dois meses sem disputar uma partida oficial, Junior Alonso voltou a atuar nessa terça-feira (29), na derrota do Paraguai por 2 a 0 para o Peru, pela última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Ainda sem vestir a camisa do Atlético desde seu retorno, o defensor de 29 anos pode reforçar a equipe na final do Campeonato Mineiro, neste sábado, às 16h30, contra o Cruzeiro, no Mineirão.
Titular, Alonso esteve em campo por 59 minutos na partida disputada no Estádio Monumental, em Lima. O Paraguai já não tinha chances de se classificar para a Copa do Mundo do Catar e encerrou a participação em oitavo lugar, com 16 pontos em 18 jogos.
O zagueiro atleticano não disputava um jogo oficial desde 1º de fevereiro, quando a Seleção Paraguaia foi derrotada pelo Brasil por 4 a 0 no Mineirão, também pelas Eliminatórias.
Antes de voltar ao Atlético, o defensor estava no Krasnodar, da Rússia, mas não chegou a estrear pela equipe. Ele foi vendido pelo próprio alvinegro no início deste ano, por cerca de R$ 45,5 milhões (8 milhões de dólares).
O retorno de Alonso ao Galo foi possível por conta dos reflexos da invasão russa na Ucrânia, que deu início à guerra e gerou uma série de sanções esportivas à Rússia, inlcuindo medidas para proteger jogadores estrangeiros de futebol.
Com mais ritmo de jogo, o defensor pode ser acionado pela primeira vez desde que retornou ao alvinegro no clássico contra o Cruzeiro. O zagueiro paraguaio tem chegada prevista a Belo Horizonte ainda nesta quarta-feira e deve participar do treino de quinta-feira, às 9h30, na Cidade do Galo.
O técnico ‘El Turco’ Mohamed tem escalado Nathan e Godín como titulares na zaga, mas Alonso pode ganhar uma vaga pela qualidade técnica. Na primeira passagem pelo Atlético, ele somou 89 jogos, dois gols e quatro títulos: do Campeonato Brasileiro (2021), da Copa do Brasil (2021) e dois do Campeonato Mineiro (2020 e 2021).