O Atlético está na final do Campeonato Mineiro pelo 16º ano consecutivo. Mesmo desfalcado de nove jogadores, incluindo o artilheiro Hulk, o Galo não deu chances à Caldense e venceu o jogo de volta das semifinais por 3 a 0, na noite deste domingo, no Mineirão, em Belo Horizonte. Os gols foram marcados por Eduardo Sasha, Keno e Ademir. No jogo de ida, o Alvinegro havia triunfado por 2 a 0, também no Gigante da Pampulha. Na decisão, o adversário será o Cruzeiro, que eliminou o Athletic na outra semifinal.
Na decisão contra o rival, o Atlético busca o terceiro título mineiro consecutivo. Dos 15 anos seguidos em que esteve na finalíssima, o Galo levantou a taça oito vezes. Já o Cruzeiro retorna a uma final estadual depois de duas temporadas.
A final do Campeonato Mineiro deste ano será disputada em jogo único no próximo sábado, dia 2 de abril, às 16h30, no Mineirão. Em caso de empate no tempo normal, o campeão será definido nos pênaltis.
Em ritmo incessante, o Atlético controlou completamente a partida no primeiro tempo e quase abriu o placar logo no minuto inicial. Em rápida investida, Sasha recebeu passe de Nacho em profundidade, tentou a finalização por cobertura, mas o goleiro Renan Rinaldi desviou para escanteio. Na cobrança, Igor Rabello ganhou da zaga alviverde e cabeceou rente à trave esquerda.
Incansável, Zaracho, de cabeça e em um chute rasteiro, ameaçou a meta da Veterana em duas oportunidades. Keno, em batida cruzada, também ficou perto de balançar a rede, mas parou na defesa de Renan Rinaldi. De tanto insistir, o Galo, enfim, marcou o primeiro gol aos 19 minutos. Nacho cobrou escanteio da direita e Jair desviou de cabeça para o meio da área. Sasha aproveitou e completou: 1 a 0.
Com a situação ainda mais complicada em busca da classificação, a Caldense arriscou chutes de fora, mas sem sustos para o goleiro Rafael. Consistente em campo, o Atlético ampliou a vantagem aos 28 minutos. Zaracho recuperou a bola no meio-campo e deixou para Keno, que arrancou pela intermediária em alta velocidade, O atacante invadiu a área e, de canhota, tocou na saída de Renan: 2 a 0.
O Atlético ainda teve duas oportunidades claras para ampliar a vantagem na reta final da etapa. Aos 31', Guga cruzou da direita, Sasha escorou, e Zaracho chutou forte dentro da área. Renan espalmou para o lado, mas Jair, no rebote, mandou para fora. Já aos 40', Keno recebeu passe açucarado de Nacho, fintou a marcação e bateu rasteiro. A bola passou pelo goleiro, mas o zagueiro Jonathan salvou em cima da linha.
No segundo tempo, o Atlético diminuiu o ritmo, mas não deixou de criar oportunidades. O técnico Antonio Mohamed aproveitou para mandar a campo Mariano, Otávio, Dylan e Ademir, autor do terceiro gol, aos 19 minutos. Improvisado na lateral esquerda devido às ausências de Arana (na Seleção Brasileira) e Dodô (lesionado), Rubens coroou a boa atuação com longo lançamento da defesa para o 'Fumacinha', que entrou na área e guardou no cantinho direito: 3 a 0.
Atlético: Rafael; Guga (Mariano), Réver, Igor Rabello e Rubens; Allan (Otávio), Jair, Nacho e Zaracho (Ademir); Keno (Dylan) e Eduardo Sasha (Fábio Gomes). Técnico: Antonio Mohamed.
Caldense: Renan Rinaldi, Yuri Ferraz, Jonathan Costa, Lula e Matheus Muller (Michael); Guilherme Borges, Ikaro (Paulo Vitor) e Alemão; Filipi Sousa (Gabriel Braga), Neto Costa (Douglas Eskilo) e Marco Aurélio (Kaíque). Técnico: Gian Rodrigues.
Gols: Eduardo Sasha, aos 19' do 1ºT; Keno, aos 28' do 1ºT; e Ademir, aos 19' do 2ºT
Motivo: jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro
Data: 27 de março de 2022 (domingo)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
Assistentes: Marcus Vinicius Gomes e Fernanda Nandrea