Xerife de volta! Atlético confirma retorno do zagueiro Junior Alonso
Capitão nas conquistas da Copa do Brasil, do Campeonato Mineiro e do Brasileiro de 2021, defensor paraguaio assina por empréstimo até o fim desta temporada
O xerife está de volta! Pouco mais de dois meses depois de acertar a venda de Junior Alonso ao Krasnodar-RUS, o Atlético acertou a volta do zagueiro paraguaio por empréstimo até o fim de 2022. O anúncio foi feito no início da tarde desta segunda-feira (14) pelas redes sociais.
O retorno foi possível por conta dos reflexos da invasão da Rússia à Ucrânia, que deu início à guerra e gerou uma série de sanções a clubes russos e medidas para proteger jogadores extrangeiros. Pouco depois do início do conflito, Alonso teve contrato suspenso pelo Krasnodar-RUS e ficou livre para buscar um novo clube.
Inicialmente, o clube russo topou liberá-lo até junho. O Galo queria mantê-lo até o fim do ano e conseguiu convencer os dirigentes do Krasnodar. Alonso chegou a receber contatos de outras equipes interessadas, mas preferiu dar prosseguimento à trajetória vitoriosa em Belo Horizonte.
Segundo o Atlético, Alonso chega à capital mineira ainda nesta segunda-feira para realizar exames médicos. O paraguaio se junta aos antigos e novos companheiros ainda esta semana, na Cidade do Galo. A reestreia depende de trâmites burocráticos até a publicação do registro contratual no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Em um ano e meio vestindo a camisa alvinegra, o defensor disputou 89 jogos, marcou dois gols e conquistou os títulos do Brasileirão (2021), Copa do Brasil (2021) e Campeonato Mineiro (2020 e 2021).
Alonso chegou ao Atlético em julho de 2020, indicado pelo técnico Jorge Sampaoli. Para contratá-lo, o clube alvinegro topou pagar 3 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões na cotação da época) ao Lille-FRA, que detinha os direitos econômicos.
Na primeira passagem pelo Atlético (que durou um ano e meio), Alonso somou 89 jogos, dois gols e quatro títulos: o do Campeonato Brasileiro (2021), o da Copa do Brasil (2021) e os dois do Campeonato Mineiro (2020 e 2021). Em janeiro, foi vendido ao Krasnodar-RUS por 8,2 milhões de dólares (cerca de R$ 46,4 milhões).