Na manhã desta segunda-feira (14/2), o Atlético divulgou a programação da semana da decisão da Supercopa do Brasil contra o Flamengo, marcada para este domingo, às 16h (horário de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá. Pela logística estabelecida pelo clube, a viagem para a capital mato-grossense será na véspera da partida diferentemente do que prevê o regulamento da competição. Segundo as normas da CBF, os times participantes devem estar na sede a três dias da disputa.
De acordo com o Atlético, a CBF foi informada que a viagem para Cuiabá será na véspera da Supercopa. O clube alegou falta de estrutura na cidade como o motivo para realizar a preparação para o jogo na Cidade do Galo.
“Na semana passada, quando se definiu Cuiabá como palco do jogo, o Atlético buscou informações sobre locais de treinamento. Para ir três dias antes, o ideal para uma boa preparação é que haja campo, academia, equipamentos de fisioterapia, fisiologia etc. Na ausência de local que atendesse a essas necessidades, o clube ponderou isso com a CBF e comunicou que irá viajar no sábado à tarde, após o treino da manhã na Cidade do Galo”, diz a nota divulgada pela assessoria de imprensa do Atlético.
Depois de muita indecisão e especulações, a CBF confirmou, na quarta-feira passada (9/2) a final da Supercopa do Brasil na Arena Pantanal. A indefinição sobre o local da partida vinha desde o fim de 2021. O jogo chegou a ser anunciado para o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Entretanto, a CBF, que indica o mando de campo, recuou por causa dos protocolos do governo local em meio ao avanço da variante Ômicron, da COVID-19. O principal entrave foi a proibição de público na capital federal.
O Atlético assegurou o direito de disputar a Supercopa com o título do Campeonato Brasileiro de 2021. Entretanto, como o Galo ganhou também a Copa do Brasil, a CBF seguiu o regulamento e indicou o Flamengo, vice do Nacional, como adversário do alvinegro no jogo que valerá a taça. Em caso de empate no tempo normal, o campeão sairá nos pênaltis.
Ao longo da indefinição sobre o local, Atlético e Flamengo trocaram farpas. O clube mineiro contestou a realização da Supercopa em locais como o Castelão, em Fortaleza, e Arena Fonte Nova, em Salvador, assim como Arena Amazônia, em Manaus, que surgiram como opções para a CBF.
Regulamento da Supercopa
Art. 17 - Os clubes deverão chegar à cidade-sede 3 (três) dias antes da partida.
Art. 18 - Os clubes deverão atender à imprensa durante a sua participação na SUPERCOPA, inclusive em entrevista coletiva realizada no dia anterior à partida, disponibilizando a presença do treinador principal e o capitão de cada equipe.
Art. 19 - Os acordos comerciais e orientações operacionais e protocolares deverão ser respeitados integralmente pelos clubes participantes da SUPERCOPA e serão objeto de Diretriz Técnica, Manual e/ou ofícios a serem publicados oportunamente.