O diretor da base do Atlético, Erasmo Damiani, explicou a situação do jovem Savinho no clube. Uma das maiores promessas do Galo, o atacante de 17 anos não tem recebido oportunidade no profissional e nem atuado nas categorias inferiores, o que já gerou críticas por parte do estafe do atleta.
Em contato com o Superesportes no dia 19 de janeiro, o empresário de Savinho, Juliano Rodrigues, revelou que o jogador recebeu sondagens do RB Bragantino e do Arsenal, da Inglaterra. O agente disse que uma transferência seria interessante para ambas as partes.
"Ele precisa jogar para evoluir. No Atlético não colocam ele para jogar. Então o melhor seria uma transferência, com o Atlético ficando com parte dos direitos para uma venda futura. Desta forma, o Sávio vai poder ser melhor trabalhado em outro clube e pode deslanchar na carreira, já que ele é um dos principais jogadores de sua categoria no futebol brasileiro", afirmou.
Em entrevista ao portal Fala Galo nessa segunda-feira, Damiani não comentou as declarações do empresário, mas explicou por que o garoto não tem sido utilizado na base.
De acordo com o dirigente, Sávio não atuou na Copa São Paulo de Futebol Júnior para que o novo técnico do Galo, 'El Turco' Mohamed, o conhecesse melhor.
De acordo com o dirigente, Sávio não atuou na Copa São Paulo de Futebol Júnior para que o novo técnico do Galo, 'El Turco' Mohamed, o conhecesse melhor.
"O Savinho estava inscrito na Copinha, mas não participou porque a equipe principal retornava no dia 17 (de janeiro) e, com a mudança de treinador do Galo, a saída do Cuca, optou-se que o Savinho permanecesse aqui (no profissional), até para se apresentar. É um treinador novo que está chegando, tem que conhecer o atleta, diferentemente do técnico anterior", explicou Erasmo.
'Podado com Sampaoli'
Savinho foi promovido para o profissional do Atlético em 2020, pelo técnico argentino Jorge Sampaoli, recebendo sua primeira chance para atuar em 19 de setembro, na vitória por 4 a 3 sobre o Atlético-GO, na 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Naquela competição, disputou apenas oito jogos, sendo dois deles como titular. Na visão de Damiani, que foi contratado pelo clube em fevereiro de 2021, esse processo 'podou' o crescimento do atleta.
"É difícil falar do que aconteceu para trás, porque eu não estava no Atlético, cheguei no ano passado, mas a política adotada naquele momento, pelo Sampaoli, fez com que 'podasse' um pouco alguns jogadores no fator crescimento. Ao mesmo tempo em que o Savinho estava no profissional, daqui a pouco também não era utilizado nas categorias de base", opinou Erasmo.
Ainda segundo o dirigente, por causa do apertado calendário do futebol brasileiro, devido à COVID-19, o clube entendeu que poderia precisar do atleta a qualquer momento.
"E o que o clube está pensando naquele momento? Vimos no ano passado o calendário do futebol sendo muito atropelado. (...) Então, qualquer jogador que o profissional tinha lá em cima tentava blindar. Porque em qualquer momento poderia precisar desse atleta", disse.
Por fim, Erasmo falou sobre o planejamento para a utilização de Savinho no time principal. Ele revelou que o jovem ainda pode atuar pelas categorias de base, e quem decide isso é o departamento profissional, em conjunto com a comissão técnica.
"Se o Savinho tiver que descer para jogar alguns jogos do Brasileiro (Sub-20), que o departamento profissional entenda que ele tem que descer, vai descer. Até porque ele tem a cabeça muito boa para isso. Existe o alinhamento, o que o profissional determinar, o clube vai fazer", explicou Damiani.
O atacante atuou em 13 partidas pelo Atlético e não marcou gols ou deu assistências. Sua multa rescisória é de 40 milhões de euros para o futebol brasileiro (cerca de R$ 248 milhões) e 60 milhões de euros para a Europa (cerca de R$ 372 milhões). O contrato do jogador vai até o fim de 2023.
Savinho foi diagnosticado com COVID-19 na semana passada e por isso perdeu as duas primeiras rodadas do Campeonato Mineiro.
Ele pode receber sua primeira oportunidade nesta temporada na partida contra o Uberlândia, nesta quarta-feira (2), às 19h30, no Parque do Sábia, em Uberlândia.
Ele pode receber sua primeira oportunidade nesta temporada na partida contra o Uberlândia, nesta quarta-feira (2), às 19h30, no Parque do Sábia, em Uberlândia.