O Atlético, enfim, tem um novo treinador! Após mais de duas semanas desde a saída de Cuca, o clube alvinegro acertou a contratação do argentino Antonio 'Turco' Mohamed, de 51 anos. O acordo foi oficializado nesta quinta-feira e vale até o fim de 2022, com possibilidade de extensão por mais uma temporada.
O Clarín destaca a força do Galo e as metas do novo treinador. 'Desafio enorme: O Turco Mohamed é o novo treinador do Atlético Mineiro, o todo-poderoso campeão do Brasil. A equipe é uma das grandes candidatas a ganhar a Libertadores. (Turco) substitui Cuca'. Ao longo do texto, o site destaca que este pode ser o maior desafio da carreira do treinador de 51 anos, com passagens pelo futebol da Argentina, do México e da Espanha. Há menção também ao 'grande poderio econômico' do Galo. - foto: ReproduçãoO 'La Nación' também cita que esta pode ser a maior oportunidade da carreira de Mohamed e trata o acordo como 'surpresa'. 'É o novo treinador do Atlético Mineiro, candidato (ao título) da Copa Libertadores', lê-se. 'Mohamed terá a missão de substituir o prestigiado técnico Cuca, com quem a equipe de Belo Horizonte ganhou há algumas semanas o Brasileirão de 2021 com folga, já que teve 13 pontos de frente em relação ao Flamengo e 18 a mais que o bicampeão da Libertadores Palmeiras'. Há também uma menção aos compatriotas com quem Mohamed vai trabalhar: os meio-campistas Nacho Fernández e Matías Zaracho. - foto: Reprodução'O Turco Mohamed dirigirá um grande do Brasil que busca a Libertadores. O treinador argentino estará no comando do Atlético Mineiro e buscará conseguir o troféu mais importante da América', destacou o diário Olé, principal veículo esportivo da Argentina. Ao longo do texto, há menções a Nacho e Zaracho e à recente contratação do zagueiro uruguaio Diego Godín, que fez história no futebol europeu pelo Atlético de Madrid. - foto: ReproduçãoO TNT Sports da Argentina também destaca a chegada do Turco ao Atlético. 'Depois de anunciar Diego Godín como reforço estelar, o Galo tem Antonio Mohamed na 'carteira'. A publicação trata o Atlético como um forte candidato pela Libertadores e cita, além de Nacho e Zaracho, o atacante Hulk como peças importantes do elenco. - foto: Reprodução'Mohamed, muito perto de ser treinador do Atlético Mineiro. O Turco poderia assumir o Galo, que alcançou um espetacular tricampeonato no ano passado (Brasileiro, Mineiro e Copa do Brasil) e vai com tudo pela Libertadores', destacou o Tyc Sports. - foto: Reprodução
A confirmação foi feita pelo diretor de futebol do Atlético, Rodrigo Caetano, em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira. De acordo com o dirigente, o contrato foi assinado na noite dessa quarta-feira.
"Ontem, à noite, a gente acabou assinando o contrato. Também vencedor, é claro que isso sempre ajuda. Que, no nosso entendimento, conhecesse muito a questão do futebol sul-americano, das competições que enfrentaremos. Devem fazer parte do calendário do Galo daqui para sempre. Tivesse, no nosso entendimento também, essa característica sanguínea, como os dois técnicos que passaram por aqui. Eram muito disso: de trabalho, de envolvimento, de se entregar. Então, a gente, em consenso, como são as decisões tomadas nesse colegiado, acabou contratando até dezembro - com possibilidade de continuidade - o Antonio 'Turco' Mohamed", disse.
ANTONIO "EL TURCO" MOHAMED É DO #GALO! %uD83D%uDCAA%uD83C%uDFFD%uD83D%uDC14
%uD83E%uDD1D O treinador argentino, diversas vezes campeão no México, é o novo comandante Atleticano: https://t.co/FZ0S3MleZh
A saída de Cuca, campeão mineiro, brasileiro e da Copa do Brasil em 2021, foi anunciada pelo clube em 28 de dezembro do ano passado - dia seguinte à reunião em que o treinador avisou à diretoria alvinegra que deixaria o cargo.
A partir daí, o Atlético foi ao mercado e teve diferentes alvos. O primeiro foi o português Jorge Jesus, ex-Flamengo, que acabara de deixar o Benfica. O Mister não topou voltar ao Brasil.
Em seguida, o Galo foi atrás do também português Carlos Carvalhal. O novo 'não' veio, em especial, por dois motivos: a dificuldade de convencer o treinador e a multa exigida pelo Braga, clube que o emprega, para liberá-lo.
Com as negativas dos europeus, o Atlético apostou numa investida num sul-americano: o argentino Eduardo Berizzo, demitido da Seleção Paraguaia. Após reuniões com o estafe do treinador, a diretoria alvinegra ouviu outro 'não'.
Foi quando surgiu o nome do também argentino Antonio Mohamed. Ele o português Luís Castro, empregado pelo Al Duhail, do Catar, passaram a ser os alvos. A cúpula corria contra o tempo para anunciar um técnico antes da pré-temporada, que começa na próxima segunda-feira.
As negociações com o 'Turco' avançaram rapidamente e chegaram a um desfecho positivo nessa quarta-feira, como publicou o Superesportes. Enfim, a diretoria alvinegra ouviu o tão aguardado 'sim'.
De perfil explosivo e bastante participativo, Mohamed tem uma vasta carreira, iniciada no começo do século. Alternou entre Argentina, onde nasceu, e o México, onde fez carreira como jogador. Também teve rápida passagem pelo Celta de Vigo, da Espanha. O último clube que dirigiu foi o Monterrey.
Ao longo da carreira, conquistou a Copa Argentina, a Taça do México, a Liga Mexicana e chegou ao ápice em 2015, quando venceu a Liga dos Campeões da Concacaf, em seu primeiro trabalho à frente do Monterrey. Em 2019, levou o time ao terceiro lugar do Mundial de Clubes, vencido pelo Liverpool sobre o Flamengo.
No currículo, o argentino tem clubes como Huracán, Colón, Independiente, América-MEX e Tijuana-MEX - com o qual foi eliminado de forma dramática para o Atlético nas quartas de final da Copa Libertadores de 2013, em jogo marcado pelo pênalti defendido por Victor no fim, em cobrança de Riascos.