Após o título do Campeonato Brasileiro, o Atlético confirmou, neste sábado (4), que não promoverá mudança em seu escudo. A 'marca' alvinegra seguirá tendo uma estrela acima, em referência à conquista nacional de 1971. A decisão foi da diretoria alvinegra, que optou por manter o padrão atual.
Qualquer alteração no uniforme ou escudo precisa passar por votação no Conselho Deliberativo alvinegro. E o assunto não entrará em pauta no clube, afirma o diretor de Comunicação do clube, André Lamounier. "É algo que não está em discussão. Foi uma decisão da diretoria", disse Lamounier.
Desde a conquista do Brasileiro de 1971, o Atlético utiliza uma estrela amarela acima do escudo como adorno. Ao longo dos tempos, desde a fundação do clube, algumas mudanças estruturais no escudo aconteceram, mas sem grandes alterações - como em 1922, com o fim do escudo oval para a adoção do formato semelhante ao atual.
Depois da épica vitória sobre o Bahia, Cuca brincou com o fato de querer ver as duas estrelas no peito: "Meu sonho era tirar essa estrela, colocar ela para o lado e colocar mais uma aqui. Agora, a gente tem duas".
Em enquete realizada pelo Superesportes, 37% apontou preferência pelo escudo atual, com uma estrela. Outros 30% prefeririam a versão com duas. Por outro lado, 25% prefere o escudo do Atlético sem estrelas e apenas 8% gostaria da inclusão de outras estrelas, referentes a outras conquistas do clube.
Opiniões divergentes
A inclusão da segunda estrela dividia os torcedores. O estudante Felipe Thomazi, de 23 anos, era contra a mudança no brasão atleticano.
"Não sou a favor da inclusão da segunda estrela, porque acredito que o escudo com uma estrela só já é uma coisa característica do Atlético. Eu acho que o escudo tem que ter uma estrela apenas, independentemente do número de títulos".
O jornalista Fael Lima, comentarista da TV Alterosa, disse que preferia ver a camisa sem estrela: "Sou a favor de tirar a estrela. Já que o Atlético encara como alusão a título, eu sou a favor de tirar. Se o Atlético encará-la de nova forma, um novo simbolismo, pode mantê-la, desde que não apareça nas aplicações de uso da marca. O Atlético obriga a usar a estrela quando aparece o escudo e isso atrapalha o escudo em vários locais".
A estudante Amanda Nicolato, de 24, tem a mesma opinião de Fael: "Já discuti isso bastante, antes de o título vir mesmo. Acho que, primeiro, mudar o símbolo é uma oportunidade de fazer dinheiro e tudo que é rentável para o Atlético está sendo legal. Mas, na minha opinião, é mais legal tirar. Puramente por estética. Deixar sem estrela. Tem que mexer, mas prefiro que tire e deixe sem nenhuma do que acrescentar mais uma. Acho que vai ficar estranho".