Em uma partida com clima tenso, pouca criatividade e confusões no campo e nas arquibancadas, o Atlético deu mais um importante passo rumo ao título do Campeonato Brasileiro, na tarde desta terça-feira. Com gol de Matías Zaracho, o Galo fez 1 a 0 no Athletico-PR - que jogou com os reservas por conta da proximidade da final da Copa Sul-Americana -, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 33ª rodada.
Com a vitória, o líder Atlético pula para 71 pontos - 11 a mais que o segundo colocado Flamengo e 13 à frente do Palmeiras, que ocupa o terceiro lugar. Já o Athletico-PR se mantém em 11º, com 41, mas pode ser ultrapassado por Santos e Cuiabá nesta quarta-feira.
O Atlético volta a campo pela 34ª rodada neste sábado, no Mineirão. Às 19h, a bola rola para o duelo diante do Juventude. Já a partida do Athletico-PR contra o São Paulo foi adiada para a próxima quarta, às 21h30, no Morumbi, justamente em função da finalíssima da Copa Sul-Americana.
A decisão continental entre a equipe paranaense e o Red Bull Bragantino está marcada para este sábado, às 17h. Os times se enfrentam no histórico estádio Centenário, em Montevidéu, capital do Uruguai.
Muita confusão, pouca inspiração
O gol do jogo saiu aos 44 minutos, após uma bonita tabela entre Keno - destaque da partida - e Hulk. O ponta iniciou o lance, recebeu na linha de fundo e cruzou rasteiro para Matías Zaracho. Livre no meio da área, o argentino só empurrou para as redes, para vibração dos alvinegros que foram em bom número à Baixada - entre eles
o ex-atacante Renaldo
.
Em um primeiro tempo de pouca inspiração, o que chamou muita atenção foi o clima tenso em campo. Diego Costa e Zé Ivaldo se desentenderam em uma jogada na linha de fundo, que resultou em cartão amarelo para o centroavante alvinegro; depois, Jair e Carlos Eduardo se estranharam e também foram advertidos.
Segundo tempo controlado
A tensão do campo se refletiu nas arquibancadas com proporções muito maiores. Assim que a bola rolou para o segundo tempo, alvinegros e rubro-negros, ainda que separados por uma barreira de acrílico, iniciaram uma briga. Depois de alguns minutos, o policiamento chegou, e os ânimos se acalmaram. A partida chegou a ser interrompida por conta da confusão.
Quando o jogo foi reiniciado, Hulk marcou um golaço de cobertura, aos sete minutos, mas o lance foi invalidado por impedimento. Com a vantagem no placar, o Atlético pouco sofria defensivamente e chegou até a acertar uma bola na trave com Keno. A partida parecia nas mãos do time alvinegro.
E estava mesmo. Com mais posse de bola e muita segurança defensiva, o Atlético manteve a vantagem até o fim. Festa da torcida alvinegra nas arquibancadas e título brasileiro cada vez mais perto.
ATHLETICO-PR 0 X 1 ATLÉTICO
Athletico-PR
Bento; Zé Ivaldo, Lucas Fasson e Nicolas (Pedrinho, aos 28' do 2ºT); Khellven, Christian, Juninho e Márcio Azevedo (Erick, aos 34' do 2ºT); Carlos Eduardo (Guilherme Bissoli, aos 21' do 2ºT), Jader (Jaderson, aos 21' do 2ºT) e Pedro Rocha (Rômulo, aos 34' do 2ºT)
Técnico
: Alberto Valentim
Atlético
Everson; Guga (Mariano, aos 43' do 2ºT), Nathan Silva, Réver e Dodô; Allan (Igor Rabello, aos 41' do 2ºT), Jair e Zaracho; Hulk (Eduardo Sasha, aos 41' do 2ºT), Keno (Dylan, aos 34' do 2ºT) e Diego Costa (Nathan, aos 33' do 2ºT)
Técnico
: Cuca
Motivo
: 33ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local
: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data e horário
: terça-feira, 16 de novembro de 2021, às 16h (de Brasília)
Gol
: Matías Zaracho, aos 44' do 1ºT (ATL)
Cartões amarelos:
Carlos Eduardo, aos 40' do 1ºT (ATH); Diego Costa, aos 37', e Jair, aos 40' do 1ºT (ATL)
Árbitro
: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes
: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e José Reinaldo Nascimento Junior (DF)
VAR
: Daniel Nobre Bins (RS)